Onças-pintadas recebem direitos de uso de imagem gerados por coleção

Ação da Africa para a ONG Ampara reverte 100% dos lucros para a preservação da espécie

Reprodução/Youtube

Há centenas de anos, a moda se inspira na beleza animal, sendo a estampa de onça um dos padrões mais utilizados. Mas, se por um lado a onça-pintada sempre está presente nas passarelas, por outro ela tem se tornado cada vez mais rara na natureza. Estudos mostram que, em alguns biomas brasileiros, como na Mata Atlântica e na Caatinga, a população de onças está abaixo de 250 animais. Situação que já é classificada pelos órgãos responsáveis como "vulnerável" – sinalizando que a espécie está a um passo da extinção.

Foi para dar holofote a essa situação que a Ampara Animal desenvolveu uma Jaguar Print diferente. Com idealização da agência Africa, Life Print é a primeira animal print certificada do mundo, que reverte 100% dos lucros de qualquer produto feito a partir delas para a preservação das onças pintadas. A estampa possui um desenho exclusivo, elaborado a partir de fotografias da pelagem de onças reais, apoiadas ou protegidas pela ONG. Mais que uma arrecadação de fundos, a ação inédita visa mobilizar a sociedade contra a extinção dos grandes felinos.

Inaugurando o projeto, a primeira marca a utilizar a estampa certificada é a Cia Marítima, com a coleção LifePrint by Cia Marítima. Composta por 12 peças exclusivas, ela estará disponível a partir do dia 16 de abril em grandes lojas do Brasil e em suas filiais nos Estados Unidos e Portugal, além dos e-commerces. Todo o lucro obtido pela coleção será revertido para a ONG Ampara Animal.

De acordo com Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência Africa, o projeto tem como objetivo dialogar com toda a indústria da moda, para que ela não só se inspire na beleza desses animais, como também se mobilize para preservá-los. E mais: convida marcas, estilistas e criativos a entrarem em contato pelo site, para que novas coleções e iniciativas sejam desenvolvidas. “Como parceira do projeto, a Cia. Marítima assume a frente em um movimento que queremos expandir por toda indústria da moda. As marcas desempenham um papel importante de influenciar culturas e devem usar suas vozes para estimular o diálogo sobre questões relevantes aos seus consumidores", diz Gordilho. "A preocupação com o planeta não pode ser uma tendência. É uma pauta permanente e esperamos que o legado de consciência e ativismo dessa ação seja estimulante para as próximas gerações", completa.

Segundo Benny Rosset, CEO da Cia Marítima, a partir de onças-pintadas é possível falar da vida como um todo. "De acordo com especialistas, somos a última geração capaz de reverter a curva de morte do mundo natural. Se não fizermos nada, as próximas gerações, mesmo se mais engajadas que a atual, não terão meios de salvar os nossos animais. Ou agimos agora, ou veremos bichos apenas nas telas, e nas passarelas”, reflete.

"A arrecadação da campanha Life Print tem uma importância imensa, não somente no que diz respeito à estruturação e manutenção dos espaços para indivíduos que se encontram em cativeiro, como também por permitir investir na conservação de toda uma espécie ameaçada, que possui um papel biológico fundamental em nosso ecossistema", afirma Juliana Camargo, presidente da Ampara.

Veja:

FICHA TÉCNICA CASES

Titulo: Life Print
Anunciante: AMPARA Animal
Produto: Life Print
Agência: Africa

Diretor Geral de Criação: Sergio Gordilho
Head of Art: Bruno Valença
Redator: Tiago Abreu, Pedro Bullos
Diretor de arte: Linus Oura, Valdir Bianchi
Diretor de Projetos: Monique Lopes Lima
Gerente de Projetos: Julia Newman
Produtor de Projetos: Juliana Mendonça

Atendimento: Julia Newman
Mídia: Rodrigo Famelli
Produção Gráfica: Juarez Lima, Carmen Castillo, Natasha Grazia, Patrícia Mota.

PR: Fabiana Antacli, Carina Miranda, Débora Bacaltchuk, Natalia Albertoni, Index e Vira Comunicação

RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Mariana Hermeto, Juarez Lima.

Produtora/filme: Barry Company
Direção/filme: KillTheBuddha
Direção/fotografia: Pedro Cardillo
Atendimento produtora: Daniela Silva
Produção Executiva: Krysse Mello/Juliana Martellotta
Produtor: Renato Salmaso
Produtora de figurino: Ana Wainer
Produtor de objeto: Mari Melo
Diretor de arte: Andres Zarza
Assist Direcao: Luciano Arturo
Coordenação de produção: Aline Ara e Paula Monteiro
Produtor executivo: Dudu Ventura
Produtora de elenco: Tatiana Horta
Pós-Produção: Barry Company
Coordenação de Pós Produção: Ale Cois, Sabrina Comar
Assistentes de Ilha : Bruno Razuk, Leandro Matos, Paulo Trajano
After Effects : Alvaro Bautista, Lucas Fuse
Smoke : Flavio Eidi, Jorge Alaniz, Lauro Santhiago
Finalizador: Luiz Bicudo Junior
Montador: KillTheBuddha
Color Grading: Psycho’n Look
Produtora de Som : S de Samba
Produtora/som: S de Samba
Making of: Stefano Cappuzzi
Fotografia: Felipe Hellmeister, Alexandre Avilla
Aprovaçao Cliente: Juliana Camargo

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