Para 2017, os profissionais de marketing já começaram a avaliar as tendências que podem ser mantidas e as resoluções que devem ser criadas para o novo ano. O site CMO.com, da Adobe, entrevistou alguns profissionais da indústria que elegeram 10 tendências para o marketing em 2017. Confira!

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1. Profissionais de marketing devem se esforçar para crescer

De acordo com Linda Boff, CMO da General Electric, os profissionais de marketing devem focar em coletar, analisar e tornar ativos o montante de dados coletados. De fato, eles têm chegado à conclusão de que os bons profissionais são, ao mesmo tempo, uma mistura de arte e ciência.

 2. Profissionais de marketing devem priorizar a experiência mobile

O Statista prevê que o número de usuários de celular em 2017 chegará a 4,77 bilhões em todo o mundo. O último relatório “Internet Trends”, da KPCB, mostra que o tempo de consumo de mídia digital móvel nos EUA está maior, representando 51%.

Jamie Gutfreund, CMO da Wunderman, afirma que os consumidores não se entusiasmam mais com as experiências médias e agora querem estar conectados 24 horas por dia, sete dias da semana, ao que existe de melhor, seja o melhor preço, as melhores histórias, os melhores produtos. Isso significa que as marcas precisam fazer mais do que satisfazer as expectativas. Elas precisam encontrar maneiras de elevar o nível e entregar experiências excelentes em cada etapa da jornada do cliente.

 3. Profissionais de marketing devem se esticar e exercitar mais

Os micro-momentos vão ser mais importantes nesse ano, de acordo com Kirk Thompson, VP de marketing da IHOP Restaurants. “Como todas as boas resoluções de Ano Novo, estamos em um grande regime e minha resolução de marketing é simples”, disse. “Devemos nos esticar e exercitar mais. Pretendo aumentar o IHOP para grandes lugares, promovendo novos momentos para os clientes desfrutarem. Queremos ser flexíveis sobre quando e onde nossos clientes gostam das melhores panquecas, bacon, café, waffles e impulsionar que eles exercitem o amor pela comida. Enquanto isso, queremos que eles compartilhem com fotos, snaps, posts, tweets e convidem outros a se juntarem a nós”.

4. Profissionais de marketing devem parar de combater os bloqueadores de anúncios

Quase 30% dos usuários de internet acham que a propaganda tradicional de banner distrai e que preferem evitar os sites em que eles interferem no conteúdo. Ao mesmo tempo, 198 milhões de usuários ativos bloqueiam anúncios em todo o mundo.

“Os profissionais precisam se concentrar na experiência em 2017”, afirma Mark Asher, head de inteligência de mercado da Adobe. “Quer evitar os bloqueadores de anúncio? Quer gerar ROI real? Certifique-se de que o seu criativo tem uma linguagem pessoal, leve, específica para aquele dispositivo e inovadora. Por que resolver a visibilidade quando você pode criar uma fidelidade duradoura?”

 5. Profissionais de marketing devem criar experiências simples

É imperativo para todas as indústrias fornecerem experiências contínuas, consistentes e de alta qualidade em todos os canais e plataformas, de acordo com Jeannine Facone, diretora de marketing da Accenture Interactive na América do Norte. “Marketing precisa permitir experiências que conectem as marcas aos consumidores. Isso vai ser ainda mais difícil em 2017 com a crescente complexidade de canais e pontos de interação. No entanto, o aumento de soluções de tecnologia de marketing e dados vai capacitar os profissionais a criar as experiências que os consumidores esperam”.

6. Profissionais de marketing devem se associar ainda mais com a comunidade de startups

A demanda por inovação vai ser intensa em 2017. Antecipar onde a marca precisa estar será crucial, de acordo com Steven Cook. Isso quer dizer que os laços com os empreendedores precisam ser construídos. “Os CMOs precisam, cada vez mais, possuir, orquestrar e operacionalizar a receita disruptiva e o crescimento da marca”, disse Cook, sócio-gerente da FortuneCMO e editor do CMO.com.

7. Profissionais de marketing devem gastar mais tempo interagindo com os clientes

Mack McKelvey, CEO da SalientMG, nada substitui o envolvimento verdadeiro com o cliente. É preciso entender a atitude dos clientes em todas as indústrias e fazer uma pesquisa de mercado imersiva. Os dados impulsionam muito do que é feito, mas acabam substituindo a verdadeira interação com o consumidor.

8. Profissionais de marketing devem alavancar a localização móvel dos dados

A maioria dos profissionais usa dados de localização para pesquisas sociais e, agora, mais da metade está usando o local para segmentação. Eles valorizam a localização para a condução do patrimônio da marca e experiência do cliente.

De acordo com Gladys Kong, CEO da UberMedia, os dados de localização móvel vão definir 2017 como um ano de estratégia de mercado mais inteligente e informado.

9. Profissionais de marketing devem investir mais em vídeo

A audiência de vídeo online vai superar as exibições tradicionais de TV até 2020, tornando 2017 um ano vital para os profissionais de marketing aumentarem as metas em torno dos vídeos online, disse Michael Avon, co-fundador e CEO da ICX Media. “Com mais de 6 milhões de horas de vídeo assistidas por dia no YouTube e 4 bilhões de horas assistidas por dia no Facebook, não significa que os profissionais precisam criar mais vídeos. Eles precisam olhar para os dados para saber onde seu público está e que tipo de conteúdo está consumindo. Com isso, vão ser capazes de criar os melhores conteúdos”.

10. Profissionais de marketing devem conhecer verdadeiramente seus clientes

Uma pesquisa da StubHub revelou que as experiências ao vivo fazem os consumidores mais felizes. Receber mensagens das empresas em seus próprios termos, através dos canais e plataformas que preferem. “Em um mundo de distrações, é fácil se perder na rotina diária”, disse Jennifer Betka, CMO da StubHub. “É minha prioridade alcançar os consumidores através de seus canais preferidos, aprofundando seu acesso a eventos ao vivo. Eu me esforço para inspirar os consumidores a curtirem o momento e achamos que eles devem estar lá, vivendo aquilo de verdade”.