Na noite de ontem (21), por meio de um evento no Cubo Itaú, em São Paulo, a consultoria global Interbrand anunciou o ranking das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas” em 2018. Entre as cinco primeiras posições o cenário se mantém, com os postos sendo ocupados por marcas do setor financeiro e pelas cervejas: Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. A novidade da lista geral é o Assaí, que chega ao ranking para ocupar a 23ª posição, com um valor de R$ 459 milhões.

Quinze das 25 marcas apresentaram uma variação positiva no comparativo com o ano anterior. Delas, quatro cresceram dois dígitos percentuais em seus valores de marca, em comparação com 2017: Magazine Luiza, com 50%, apresentando o crescimento mais expressivo desde 2013; CVC, com 21%; Porto Seguro, com 12%; e Localiza, com 10%.

O valor total do portfólio que compõe a edição 2018 do ranking cresceu 2,7%, se aproximando da marca dos R$ 120 bilhões. Das 25 marcas ranqueadas, nove perderam valor. Neste contexto, as marcas do topo do ranking ficaram ainda mais poderosas, com o top 5 representando 75,8% do valor total do levantamento, ante 75,3% no ano passado.

Segundo Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand São Paulo, nos últimos três anos, o Brasil enfrentou uma crise que representou danos além do campo econômico. “A perda de confiança das pessoas nas instituições atingiu o universo corporativo na medida em que a reputação de algumas empresas era colocada à prova. As grandes marcas presentes nesta edição do ranking representam exemplos de superação desse cenário e demonstram que o desafio agora é outro”, explica.

Em um cenário que combina competição acirrada, bolsos mais restritos e consumidores atentos, brigar pela escolha é questão de sobrevivência. Se por um lado as decisões são mais racionais e pautadas pelo melhor custo benefício, por outro o cenário de crise econômica traz uma oportunidade para as marcas que criaram um vínculo emocional com o consumidor. “No ranking de 2018, podemos enxergar um cenário mais estável. Por isso, os grandes destaques e histórias de crescimento ganham mais importância. As marcas vencedoras deste ano entendem a realidade do consumidor e adaptam sua oferta em um momento de restrição econômica, ditam o ritmo de suas categorias e se descolam dos concorrentes diretos”, explica André Matias, diretor de estratégia e avaliação de marcas da Interbrand São Paulo.

Abaixo as dez primeiras marcas  do ranking (valores em R$ milhões). Clique na imagem para ver a lista completa.