A partir de 1º de julho, as estruturas do Valor Econômico, da Editora Globo e da Infoglobo serão integradas para atender o atendimento ao mercado anunciante. Ao mesmo tempo surge o G.Lab, novo estúdio de soluções de conteúdo que terá estruturas no Rio de Janeiro e São Paulo, a partir da fusão de todos os estúdios de branded content.  As informações estão em comunicado interno, assinado por Frederic Kachar, diretor-geral de mídia impressa do Grupo Globo. 

A mudança adequa o atendimento às demandas dos anunciantes, com uma visão integrada do portfólio de jornais, revistas, sites, eventos e projetos especiais. As equipes comerciais serão divididas por segmentos de mercado e terão apoio de especialistas em projetos e soluções de comunicação. Com 20 anos no mercado de revistas, Virginia Any, atual diretora de mercado anunciante na Editora Globo, passa a responder pela área comercial das três empresas.

“Essa mudança representa um passo fundamental para o sucesso da organização diante do contexto e dos desafios que o futuro do nosso negócio apresenta. Temos talentos em todas as empresas e, cada vez mais, vamos trabalhar coletivamente, potencializando o que temos de melhor”, escreveu Kachar.

A nova estrutura terá duas áreas principais:

A “Desenvolvimento comercial e digital” vai planejar e implementar o portfólio de soluções de publicidade dos veículos e cuidar da gestão do G.Lab. A equipe será liderada por Tiago Afonso. Na Editora Globo desde março, antes atuava como chief marketing officer no Grupo Abril.

Respondem a ele Sergio Abdon, que atuava na área comercial da Infoglobo com projetos especiais; Carlos Raíces e Karin Ribeiro, que respondiam, respectivamente, pelas áreas de eventos/seminários e digital do Valor; e Taíssa Paschoal, coordenadora da Agência O Globo.

Já a “Comercial” vai atuar na venda de publicidade de todos os produtos e projetos. Em São Paulo, estarão à frente de cada grupo de segmentos de mercado os executivos Andrea Flores, que respondia pela área comercial no Valor; Renato Siniscalco, que já atuava na Editora Globo; Selma Souto, que tem passagens pelo Valor, Estadão e Abril; e Ciro Hashimoto, que assume interinamente uma das equipes. No Rio, os executivos serão Leonardo André e Marcelo Lima, que já estavam na área comercial da Infoglobo; Rogério Ponce, que respondia pela publicidade da Editora Globo na sucursal Rio; e Renata Aguiar, do Valor.

Deixam a Infoglobo Felipe Goron, diretor de mercado anunciante, André Chaves, gerente-geral de mercado digital, Paula Balsinelli, gerente de publicidade nativa, e Marcelo Guedes, gerente comercial digital.

Segundo o comunicado, a consolidação das audiências e plataformas dessas empresas forma o maior grupo de publicações brasileiro. No digital, o grupo passa a ter a 4ª maior audiência na internet brasileira, com 507 milhões de pageviews mensais e alcance de quase 50% da população online; em jornais e revistas, uma circulação de 13,3 milhões de exemplares por mês. São 21 sites, 20 publicações e cerca de 100 eventos.