Acaba de ser divulgado pela WPP e a Kantar Millward Brown o ranking anual BrandZTM – Top 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, que identifica e classifica as 100 marcas mais valiosas do mundo pelo seu valor em dólar.  Google lidera o ranking, como na última edição, mantendo sua posição junto com a Apple, segunda colocada. 

“Falar de Google é falar de uma marca que virou um grande sinônimo de categoria – ou seja, com um nível de saliência muito grande – com diferenciais bastante claros.  Em nossas pesquisas alguns diferenciais – como ser gratuito – associado a um modelo de negócio bastante interessante, com uma cultura Google de ser – lembrem-se do filme o Estagiário, que explicita este ponto – fazem desta marca a mais valiosa do mundo.”, comenta Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina. 

Ter propósito de marca, inovação, forte comunicação, boa experiência de marca, influência e ser uma Love Brand são fatores que determinam fortemente a posição no ranking, segundo o executivo. 

Rank 2017 Rank 2018 Brand Brand Value 2018 ($Mil.) % Brand Value Change 2018 vs 2017
1 1 Google          302.063 23%
2 2 Apple          300.595 28%
4 3 Amazon          207.594 49%
3 4 Microsoft          200.987 40%
8 5 Tencent          178.990 65%
5 6 Facebook          162.106 25%
7 7 Visa          145.611 31%
10 8 McDonald’s          126.044 29%
14 9 Alibaba          113.401 92%
6 10 AT&T          106.698 -7%

Acompanhe os highlights da pesquisa deste ano:

• Oito das Top 10 marcas são de tecnologia ou relacionadas, com Google e Apple mantendo-se na primeira e segunda posição, crescendo +23% para $302.1bn e +28% para $300.6bn respectivamente.

• Amazon subiu para a terceira posição a frente da Microsoft, crescendo +49% para $207.6 bn. Tencent subiu para a quinta posição a frente do Facebook (sexto colocado), crescendo +65% para $179bn. Marcas relacionadas a tecnologia somam agora mais da metade (+56%) do valor total das Top 100 marcas mais valiosas.

• Crescimento recorde – O valor das Top 100 marcas mais valiosas do mundo teve um crescimento recorde de 21%, somando quase $750bn ao ranking, agora avaliado em $4.4trilhões – quase o GDP do Japão.

• As marcas de tecnologia travaram guerra contra marcas de consumo. Empresas de tecnologia como Amazon, Alibaba e eBay saíram vitoriosas contra marcas de consumo, mudando o equilíbrio de poder no BrandZ Top 100, respondendo por mais da metade (+56%) da marca total valor.

• Os recém-chegados incluem o gigante de telecomunicações norte-americano Spectrum (nº27), a Uber (nº 81), o Instagram (nº 91) e a primeira marca indonésia no ranking BCA na posição 99.

• Pelo primeiro ano marcas não-americanas cresceram mais rapidamente. As marcas chinesas disruptivas tiveram um grande impacto, com 14 delas aparecendo no Top 100. O valor total das Top dez marcas da China cresceu em +47%, mais que o dobro das marcas dos EUA (+23%).

• Marcas chinesas pioneiras também dominam entre as que cresceram mais rápido neste ano: JD.com (no.59) + 94%, Alibaba (no.9) + 92% e Moutai (no.34) + 89%.

• O varejo foi a categoria que mais cresceu, crescendo +35% em valor nos últimos 12 meses, impulsionada por marcas de comércio eletrônico.

• As marcas suportam a criação de valor com mais força do que nunca. Se compararmos o crescimento de todas as marcas no ranking com o S&P500 e o MSCI World Index, nosso portfólio supera em 70% e 122%, respectivamente.

(Acesse e/ou faça o download do relatório completo AQUI.)

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