Alê Oliveira

A Miami Ad School/ESPM promoveu na noite na última quinta-feira (20) o pós-Fiap (Festival Ibero-Americano de Publicidade) no Brasil, com o apoio da Editora Referência. O evento contou com a presença não apenas dos premiados brasileiros, como também dos jurados Marco Versolato, VP de criação da DM9DDB, e Sandra Azedo, diretora de comunicação corporativa da Ogilvy Brasil. Armando Ferrentini, presidente da Editora Referência, Paulo Sergio Quartiermeister, diretor da Miami Ad School, e Daniel Marcet, CEO do festival, estiveram presentes na cerimônia.

“A edição deste ano aconteceu na Cidade do México, o segundo mercado mais importante. Fazer o festival fora de Miami foi uma oportunidade de iniciar algumas modificações, que serão mais efetivas a partir de 2016. Vamos inovar em alguns setores. Queremos dar mais atenção para tecnologias, arte, design, fotografia, categorias que são importantes para os criativos comporem a propaganda”.

Sobre o mercado brasileiro, Marcet afirma que os trabalhos são muito criativos. “Aqui todos os diretores de arte são artistas. Na Argentina, são estudantes de publicidade que aprendem a serem diretores de arte, mas não são pintores, ilustradores, fotógrafos. Aqui no Brasil todos são artistas e fazem propagandas muito bonitas”.

Armando Ferrentini ressaltou a importância do Fiap levar para outras terras o valor da propaganda. “Destacamos a nossa propaganda que é reconhecida no mundo todo como uma das melhores. E, novamente, temos o Brasil como o mais premiado. Nós apoiamos este evento porque onde a propaganda vai, a Editora Referência vai atrás”, afirma Ferrentini.

O Brasil foi o grande vencedor da 46ª edição do Fiap, realizado em maio de 2015. A F/Nazca Saatchi & Saatchi conquistou o título de agência do ano e o grand prix de filme com o comercial “100” para a câmera Leica, que repetiu a performance no último Cannes Lions.

No total, a propaganda brasileira ganhou três Grands Prix, quatro Copas Iberoamerica, um Sol de Fuego, 28 troféus de ouro, 33 de prata e 47 de bronze.