Poucos segmentos de mercado têm sido menos afetados pela crise econômica, e o voltado para bebês – leia-se principalmente brinquedos e moda infantil – é um deles. É nele que atua a Crescer, plataforma da Editora Globo voltada para jovens pais, uma área em que não faltam assunto e novidades e que é repleta de oportunidades, segundo Daniela Tófoli, diretora do grupo Crescer, Galileu, Casa e Jardim e TechTudo. 

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Os jovens pais de hoje – grávidos ou com filhos até 3/4 anos – estão superengajados na missão e conectados. “É uma fase de muitas dúvidas, e faz com que a busca por informações seja constante, principalmente no ambiente digital”, diz Daniela.

Segundo ela, o mercado é pouco atingido pela crise porque, tradicionalmente, os pais cortam por último as despesas com itens para os filhos e só quando não encontram alternativa.
Conforme dados da Abrinq e da Iemi – Inteligência de Mercado, o setor de brinquedos deve crescer 10% este ano e é de alto potencial, com aumentos anuais de 8% em média. Já a Abravest afirma que o setor de moda infantil cresceu 6% no ano passado e em quatro anos a produção nacional deve ocupar 70% do setor.

Tiago Afonso, diretor de desenvolvimento comercial e digital da Crescer, afirma que o segmento chamado “parenting”, de jovens pais e mães, fervilha porque é um momento da vida de imensas transformações – em atitudes e hábitos de consumo em geral. “Passa-se a comprar carros diferentes, as escolhas se baseiam mais pela necessidade. A funcionalidade, por exemplo, ganha mais importância do que design e indulgência”, exemplifica.

Outro sinalizador interessante é o volume de blogueiras sobre maternidade só nos Estados Unidos: 2 milhões. No Brasil, Tiago Afonso diz não saber o volume, mas o fato é que, se por um lado jovens mães se tornam blogueiras, mães e pais procuram opiniões e informações mais embasados na hora de tomar decisões relativas aos próprios filhos. “Falamos muito de saúde e educação na Crescer. Ouvimos médicos, educadores e pedagogos. Falamos embasados por especialistas. O bacana é que somos fonte das blogueiras, que compartilham nossos conteúdos, ampliando nosso alcance”, afirma Daniela.

Apostando no segmento – em especial moda e brinquedos – a Crescer está lançando no mercado pacotes comerciais que combinam a revista com o alcance e engajamento das redes sociais e site da marca. Com mais de 500 mil seguidores na rede social, a Crescer já é líder em “parenting” no Brasil no Instagram, em circulação impressa e unique visitors no site.

O Instagram oferece uma linguagem mais visual, tem o propósito de inspirar os pais e tem dicas de moda, turismo, festas de aniversário e chá de bebê, organização, receitas, DIY (Do it Yourself) e ideias para solucionar rapidamente um problema corriqueiro, além de fotos, selos e vídeos.
Em setembro, a marca publica a September issue do brincar, uma edição temática com reportagens de comportamento sobre a importância do brincar, matérias de moda e a 12ª edição da tradicional lista dos 50 melhores brinquedos do ano. A data de publicação é estratégica, visando o mês seguinte, do Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro.

Outro projeto que vem por aí em novembro deste ano é o Baby Market, evento inédito por unir ofertas para casais “grávidos” ou pais de recém-nascidos e informação por meio de workshops e palestras sobre os mais variados temas: desde cuidados básicos com o bebê à escolha da babá, entre outros temas com a curadoria da redação da Crescer.

Segundo Daniela, as marcas podem oferecer palestras, ter stands ou patrocinar o evento. “A estratégia é juntar a ideia das tradicionais feiras para gestantes com cursos e informações. Será um evento premium, que terá duração de um fim de semana”, afirma.