Globo, Amazon e Cia das Letras se unem para lançar eBooks

eBooks terão trechos de novelas baseadas em livros como O Canto da Sereia e Gabriela, Cravo e Canela

O prazer de ler permanece no papel ou através de aplicativos como o Kindle. O aplicativo da Amazon vai possibilitar, a partir de agora, que a leitura de livros que inspiraram novelas da Rede Globo tenha links com cenas de clássicos como Gabriela, Cravo e Canela e, por exemplo O Canto da Sereia, de Nelson Motta. É o projeto Assista esse livro, que une a Companhia das Letras e a Amazon.com, que disponibiliza através de eBooks no sistema Kindle. As imagens selecionadas estarão em uma lista disponibilizada na última página de cada título.

Divulgação

Além dos lançamentos atuais, a joint venture vai lançar na Flip (Feira Literária Internacional de Parati), programada para o fim do próximo mês de julho, o eBook conectado O Homem que Sabia Javanês, de Lima Barreto, adaptado por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão. O tempo de duração de cada link nos compêndios digitais será de um minuto.

“A literatura sempre foi aliada da imagem. Não há ninguém que leia um livro, que conte um filme, que não fale do que está lendo na própria cabeça. Quando você fala ‘da cor do carmim’, a minha leitura é diferente da sua, por exemplo. A literatura tem essa capacidade fantástica de fazer com que você crie um filme na sua cabeça. O que nós estamos fazendo é bebendo na literatura e dando a possibilidade dos talentos de colocarem seu trabalho a serviço da construção de uma das inúmeras possibilidades de leituras artísticas que um livro dá”, observa Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo.

A expectativa é que o projeto vai ganhar aderência junto ao público. “É ambiciosa: contribuir com a formação de uma nação de leitores. Quanto mais as pessoas leem, mais elas crescem, mais elas querem descobrir. Você contribuir com essa geração de leitores é ambicioso e prazeroso, porque não é uma meta, é um legado. Se nós conseguirmos, com essa campanha, fazer com que uma pessoa leia um livro já terá sido incrível. Mas a gente espera que sejam milhões. A Globo criou o projeto Assista esse livro porque reflete um posicionamento histórico da emissora. Ele só não tinha esse guarda-chuva estruturado, com formato de projeto. O compromisso da Globo com a literatura brasileira já existe há muito tempo”, diz Valente.

Ricardo Garrido, gerente-geral do eBooks do Kindle, afirma que “conseguimos combinar o serviço da Amazon e o acesso à leitura digital de uma seleção de títulos de alta qualidade da Companhia das Letras, somado às incríveis produções da TV Globo. Tudo para oferecer uma maneira inovadora e democrática de acesso à leitura”.

Valente finaliza: “Nós já adaptamos Gabriela, Cravo e Canela duas vezes, já adaptamos Nelson Rodrigues e vários outros grandes nomes da literatura brasileira. Isso é muito bacana porque a gente mostra o quanto a literatura brasileira é rica em histórias, referências, causos e criatividade. E nós bebemos muito dela. Quando lançamos Dois irmãos (em dezembro de 2016), mais uma obra vinda da literatura brasileira, tivemos a ideia de fazer o projeto, um convite à leitura através de uma literatura hyperlinkada. A gente identificou nisso um projeto relevante para a marca Globo”, diz.

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações