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Maior programadora de TV por assinatura do Brasil, a Globosat completou 25 anos em outubro último e fez uma revisão do seu posicionamento de marca. Desenvolvido pela área de marketing da empresa que pertence ao Grupo Globo, um dos objetivos do trabalho é mostrar a relevância da marca em meio a um complexo cenário de mídia, diante da multiplicação das plataformas digitais, da mudança do comportamento do público, que consome várias mídias ao mesmo tempo, e da própria redução da base de assinantes da TV paga. Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a TV paga perdeu 10 mil assinantes em março de 2017, encerrando o mês com 18,61 milhões de assinantes de TV.

Apesar de se encontrar em uma posição relativamente confortável em relação à concorrência – em 2016, a Globosat fechou com 35% de participação e recorde de audiência –, o lema da empresa é se reinventar. “A gente tem plena consciência da busca do consumidor por conteúdos em diversas plataformas. Se antes a concorrência era entre canais, agora é entre telas. Mas, por incrível que pareça, 2016 é o nosso ano de maior share e audiência”, destaca Manuel Falcão, diretor de marketing da Globosat. No ano passado, foram consumidas 63 milhões de horas relativas aos seus diversos canais, 100 vezes mais do que em 2015.

Dona de canais líderes como GNT, SporTV, Multishow, BIS, Viva, Off, Gloob, Telecine, Canal Universal, Syfy e GloboNews, a Globosat adotou o conceito ‘Conectados pela emoção’, que começa a permear a sua comunicação. “Acreditamos que nossas marcas de conteúdo conectam os brasileiros pela emoção. O nosso desafio é mais do que nunca colocar o consumidor em primeiro lugar com um conteúdo sob medida, não só pela TV como em diferentes plataformas. Somos especialistas e apaixonados por conteúdo audiovisual”, reforça Falcão.

A Globosat entende que sua missão é conectar suas marcas com o consumidor, operadores, agências e anunciantes em todas as plataformas, tendo a TV como seu principal eixo. Para tanto, a empresa criou a VIU, uma unidade voltada para conteúdo digital, que atuará em parceria com os canais da programadora e também desenvolverá projetos independentes. O objetivo é criar propriedades digitais relevantes, abrindo uma nova frente de negócios e atingindo principalmente os jovens.

VIU

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“A VIU é uma forma de pensar e atuar em outras plataformas, fazendo conteúdo 100% digital. Um dos nossos desafios é fazer aproximação com o jovem de outras maneiras, levando nosso conteúdo para plataformas de terceiros como o YouTube, estendendo a grade dos nossos canais”, conta Vanessa Oliveira, diretora de projetos digitais.

A executiva cita como exemplo o case do Prêmio Multishow 2016. A VIU foi responsável pela transmissão multitelas do prêmio, com ações no YouTube, Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram, e colaborou para que o canal atingisse um recorde histórico de audiência – 108% a mais entre o público geral do canal e 229% entre os jovens, em comparação ao ano anterior.

“A gente começa a misturar os conceitos e a sair da caixinha. Não existe mais onde o conteúdo começa e termina. O conteúdo pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, abrindo novos espaços para os anunciantes”, completa Vanessa.