Kantar usa ferramenta para avaliar os tipos de pais das séries

Solução ajuda marcas a descobrir se elas estão transmitindo o posicionamento correto

Divulgação

Você conseguiria identificar e descrever seu pai? Com o avanço tecnológico e aprimoramento da inteligência artificial, é possível analisar as características de uma pessoa com a ajuda de imagens. Para mostrar essa possibilidade e com a chegada do Dia dos Pais (11/8), a Kantar utilizou sua solução NeedScope para tentar avaliar os tipos dos pais mais conhecidos das séries de TV, como Ned Stark de Game of Thrones e Ross Geller de Friends.

Segundo a empresa, a ferramenta usa técnicas projetivas específicas e relacionadas aos arquétipos de Jung para poder desvendar a emoção por trás de uma marca. Ele também combina a expertise de profissionais e um sistema de inteligência artificial para identificar se uma marca está transmitindo o posicionamento desejado, se este é consistente ao longo do tempo.

Ele agrupa as características dos arquétipos da psicologia analítica, divididos em cores – amarelo laranja, marrom, azul, roxo, vermelho - sendo possível diagnosticar as simbologias dentro das peças de comunicação, por exemplo.

Dentro dessa análise, o NeedScope ajudou a identificar os seis tipos de pais dentro desses arquétipos:

Pai de Amarelo: Divertido, engraçado, que se entretém muito junto às crianças. Senta no chão, brinca de aviãozinho. Sente que o mais importante é deixar memórias positivas e alegres e que seu filho experimente de tudo e busque a felicidade como meta principal. Exemplos: Jack Pearson (This is us) e Michael Kyle (Eu, a patroa e as crianças).

Pai de Laranja: Tranquilo, traz harmonia para casa, participa das brincadeiras das crianças. Esforçam-se para serem melhores. Vai à escola, está junto. Sente que o mais importante é que o filho se sinta parte do todo, unido aos laços da família e que siga sendo simples e se esforçando para ser melhor como pessoa. Exemplo: Ross Geller (Friends).

Pai de Marrom: Gentil, cuida e protege. É um pai que valoriza a família e as tradições e gostaria que seu filho seguisse esse mesmo caminho. Preocupa-se em transmitir seus valores sobre a natureza e o mundo. Gostaria que ele fosse mais sensível ao outro e tivesse um olhar especial sobre o mundo. Exemplos Jim Hopper (Stranger Things) e Cameron (Modern Family).

Pai de Azul: Procura mostrar o mundo por meio de diferentes óticas de conhecimento para o filho, é planejado e tem tudo sob controle. É um pai que gostaria que o filho tivesse amor aos estudos e ao trabalho, porque é por meio deles que acredita que uma pessoa pode melhor se desenvolver. Transmite ao filho que é importante ser curioso e buscar sempre mais, sempre se superar. Exemplos Mitchel (Modern Family) e Ned Stark (Game of Thrones).

Pai de Roxo: Faz questão de dar o melhor para sua família, melhores escolas, melhores roupas e brinquedos. Sente que é importante que o filho saiba que é necessário esforço para estar à frente e só os líderes chegam lá. Afirma sempre a importância de viajar, estudar, ter certificações, se diferenciar dos outros. Exemplo Don Drapper (Mad Men).

Pai de Vermelho: Leva as crianças para se aventurar, para romper fronteiras. Valoriza atividades ao ar livre e destaca a importância do corpo estar sempre ativo. Sente que é importante abrir seu filho às conexões com o mundo e mostrar que a liberdade e a busca da autenticidade, ir atrás do que se coloca como meta, é o melhor caminho para se superar, chegar mais longe. Exemplos: Julius (Todo mundo odeia o Chris) e Rick Grimes (The Walking Dead).

"Uma marca que possui um posicionamento claro, tem força perante os concorrentes e conquista o melhor espaço na emoção do seu consumidor", Karina Collenghi, diretora de contas da Kantar Brasil e especialista na ferramenta NeedScope. "Ao se posicionar, uma marca mostra sua personalidade, sua missão e sua realidade de forma a chamar a atenção de consumidores que possuem a mesma personalidade, a mesma emoção. No contraponto, uma marca que não se posiciona, fica frágil e pode perder espaço de forma rápida para um competidor que tenha clareza em suas ações."

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações