Revista da Avianca completa seis anos com conteúdo diversificado

Publicação investe em reportagens elaboradas e mantem anunciantes fiéis

Ao contrário de outras publicações, dirigidas a públicos específicos, revistas de bordo têm como desafio conversar com todo tipo de gente, e um objetivo muito claro: entreter diversos perfis com conteúdo bem diversificado. A revista da Avianca Brasil, que completa seis anos, conseguiu manter bem a conversa com diferentes públicos ao longo desse período porque, segundo Carlos Koga, o diretor-executivo da Media Onboard, que a produz, sempre se ateve à filosofia de viver as experiêncais relatadas nela.

“Se vamos falar de um destino, vamos para ele. Se entrevistamos um presidente ou executivo, conversamos pessoalmente. Ao mesmo tempo, mesclamos leituras rápidas com textos mais longos e, apesar de o senso comum insistir em dizer que os leitores não se prendem a textos maiores, recebemos muito retorno de passageiros que dizem que gostam da revista exatamente porque temos reportagens elaboradas”, explica Koga.

Curiosamente, ele afirma que, embora não haja outras opções de revistas para os passageiros dentro das aeronaves Avianca, a concorrência pela atenção é sempre grande: livros, a programação de séries, trabalho no computador ou mesmo o sono são escolhas sempre disponíveis. Por isso, a escolha da personalidade de capa é a mais essencial. “Nenhum detalhe é feito por acaso. A maioria dos passageiros vai pegar a revista em algum momento do voo. É instintivo. Nosso desafio é fazer com que ele vá além dessa olhada rápida e se envolva com a leitura”, explica.

Embora os investimentos em impresso tenham caído de uma maneira geral, Koga fala que com a distribuição garantida nas aeronaves e um público pré-selecionado, o impacto é menor. “Uma vez li uma análise muito ineressante sobre o nosso segmento: que revistas serão como igrejas. Os devotos de moda feminina sempre terão sua revista feminina, bem como os de carro. E assim por diante. Já as revistas de bordo vão sempre dialogar com todos os perfis”, comenta. A revista expandiu: ganhou um site e se inseriu na programação das TVs de bordo através do programa Ar, uma espécie de extensão do trabalho no impresso.

Hotéis e locadores de carro são anunciantes fortemente presentes nas páginas da revista, mas setores como moda (Calvin Klein e Tommy Hilfiger), montadoras (BMW, Fiat e VW) e a indústria farmacêutica (União Química) também investem. A marca Victor Hugo é quarta capa desde a primeira edição, e os anunciantes Spettus, Vento Haragano e Localiza estiveram presentes em todas as edições, segundo relata Koga. A revista tem cerca de 40 colaboradores - entre colunistas, jornalistas, fotógrafos, stylists, maquiadores e produtores. A equipe fixa é composta por 13 pessoas.

A edição de abril é comemorativa: terá Tatá Werneck na capa. “Ela foi nossa capa de junho de 2013. Foi sua primeira capa de revista na vida. Agora convidamos a Tatá para comemorar este momento da vida e contar o que mudou na vida dela nos últimos seis anos. Teremos uma retrospectiva desse período, que inclui viagens para quatro continentes, oito capas internacionais, um prêmio de melhor revista customizada e dois livros que surgiram por conta de matérias publicadas na revista. Um deles é o BIO 50 CEO’S, da nossa editora Camila Balthazar, que reúne os 50 perfis de presidentes e fundadores de grandes empresas publicados nos últimos seis anos”, conta o executivo. Também está prevista uma ação para comemorar a data nas agências de publicidade e um evento para o trade, marcado para o dia 7 de maio.

Leia mais
"As empresas estão mais efetivas e com mais gente voando"
Avianca faz show com Banda Eva em voo e dá início ao Carnaval 2018

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações