Kachar: precisamos pensar em novos negócios além do digital

 

Mostrar a força do meio revista e buscar novas oportunidades de negócio foram os principais objetivos do Workshop Mercado Leitor, realizado pela Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) nesta quinta-feira (22), em São Paulo. Frederic Kachar, presidente da entidade e diretor-geral da Editora Globo, ressaltou a importância do meio e destacou que, apesar de não passar por um momento tão favorável, as revistas ainda têm muito a entregar.

Kachar lembrou que, recentemente, a entidade lançou o primeiro Factbook do mercado brasileiro de revistas – exatamente para mostrar dados que comprovam a eficácia no meio. São 164 páginas divididas em sete capítulos, sendo os três primeiros para abordar o comportamento e o perfil do leitor brasileiro, mostrando que eles consomem acima da média e são grandes influenciadores. A publicação também mostra porque a revista é importante para o anunciante, tanto na construção ou renovação da marca quanto na decisão de compra.

De acordo com a publicação, as revistas possuem atualmente quase 100 milhões de leitores, sendo que 55% são mulheres. A penetração do meio é de 47% e, nas classes B e C, esse número é muito superior aos demais meios pagos. Segundo o executivo, vale lembrar que classe média está lendo muito mais e, com a introdução do Vale-Cultura, esse índice deve subir. Kachar contou que a Aner vai, inclusive, lançar uma campanha, criada pela Borghi/Lowe, destacando as vantagens do meio e a utilização do vale-cultura na compra de revistas.

O executivo, que assumiu a liderança da entidade no final de 2012, ainda destacou os principais desafios da Aner para este ano. Segundo ele, o primeiro deles é o mercado anunciante, que deixou de incluir, com a mesma constância, as revistas nos planos de midia. O outro foco da entidade é o mercado leitor, que também teve uma queda principalmente, no que se refere à venda em bancas, que caiu cerca de dois dígitos. A liberdade de expressão também é outra preocupação da Aner.

De acordo com Kachar, o mundo mudou e os consumidores têm outras preferências, sem contar o surgimento de novas tecnologias. Por isso, todo o mercado tem a responsabilidade de expandir suas marcas para o máximo de meios possível. “Precisamos pensar em novos negócios além do digital. A ideia é trazer mais audiência e não pensar apenas na venda de revista – que também pode melhorar, claro”.

Tortorello: mercado está menor, mas cheio de oportunidadesO evento ainda contou com a presença de Bruno Tortorello, diretor-superintendente da Dinap, empresa de distribuição do Grupo Abril. O executivo destacou as inúmeras possibilidades que o meio tem para crescer, mas lembrou que o período ainda é de turbulência. Segundo ele, 2013 foi um ano bem complicado. “A circulação total caiu 9% e o faturamento teve queda de 6%. Para este ano, ainda não tivemos crescimento, mas a queda no faturamento foi menor, aproximadamente, 4%”.

Na análise de Tortorello, o momento é de pensar em alternativas como o lançamento de coleções, capas diferenciadas, ações regionais, tudo para atrair novos consumidores e atender as necessidades do mercado. Ele lembrou também que é preciso investir nos pontos de venda, principalmente, em locais onde a venda de revistas não é a única fonte de renda como livrarias, por exemplo. Também disse que os licenciamentos são uma grande oportunidade, além dos produtos premium. “O mercado está menor e continua caindo, mas está cheio de oportunidades. A ideia é investir em novas estratégias, fortalecimento das marcas, conteúdo, formato, preço e trade marketing integrado”.