O projeto SBT Folia para 2012 acumulou R$ 104 milhões com a comercialização de quatro cotas de patrocínio. O montante é o dobro do valor conseguido em 2011, quando a emissora de Silvio Santos começou a exibir o Carnaval de Salvador. Embelleze, Colgate, Banco do Brasil e Skol, patrocinadoras em 2011, são as empresas que adquiriram o pacote ofertado pela emissora do Silvio Santos com o valor bruto de R$ 26 milhões. Ainda resta uma cota, que no ano passado foi comprada pela operadora Claro.

Para este ano, a emissora apresentou um pacote mais robusto. Além do Carnaval na capital baiana, tem como novidade as transmissões dos desfiles grupo de acesso do Rio de Janeiro e o desfile das escolas campeãs de São Paulo e do Rio de Janeiro, resultado de uma parceria fechada com a Rede Globo para este ano. “Se der certo, provavelmente vamos continuar”, disse Glen Valente, diretor comercial do SBT. A emissora também fará a cobertura local da apuração no Rio de Janeiro.

O projeto “SBT Folia” teve início no último dia 15, com boletins sobre a história do Carnaval. A programação inclui website com notícias, sambas-enredo e exibição ao vivo do Carnaval para todo o mundo, além do uso de redes sociais. A emissora listou o time “A”, de acordo com Valente, para a transmissão. Entre eles, estão Celso Portiolli, Eliana, André Vasco, César Filho e Carlos Nascimento. De acordo com executivos da emissora, o investimento não deve ultrapassar a casa da dezena de milhões.

Para Valente, 2012 ainda não será o ano de consolidação do SBT como transmissora do conteúdo carnavalesco. “Ainda vai demorar para consolidar”, afirmou o executivo recém-chegado à emissora. Ele comemorou, porém, o sucesso obtido com as cotas. “Do ponto de vista comercial foi um sucesso. De cobertura, teremos que esperar”.

Questionado sobre a baixa audiência alcançada pelo Carnaval baiano, que chega a dar traço no ibope em algumas ocasiões, o executivo disse que “A qualidade vai trazer o público”. De acordo com Valente, a própria inclusão de novos produtos fará com que a audiência seja atraída para o canal. Ele destacou o Carnaval de São Paulo, com audiência “muito boa”, e do grupo de acesso: “Vai ter melhoria do produto. As escolas têm cada vez mais qualidade”.Além da cota nacional, comercializada pelo SBT, A TV Aratu, afiliada da emissora na Bahia, negociou sete cotas de patrocínio. A aquisição foi realizada pelas marcas Embelleze, Brilux, Extra, Salvador Shopping, Clube Social, Fototica e a construtora PDG. A programação começou no dia 6 de janeiro.por Marcos Bonfim