A estreia da nova identidade visual do Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (19) movimentou as redes sociais. A hashtag #JNDeCasaNova chegou a liderar o trending topic global no Twitter durante a veiculação do jornalístico. A atração foi transmitida direto do estúdio recém-inaugurado da Globo no Rio de Janeiro, que a partir de agora centraliza as redações do jornalismo da TV e internet em um só lugar.

Confirmando a popularização do consumo multitela, os telespectadores comentaram em tempo real na internet suas impressões sobre as mudanças do jornalístico. Destaque para os novos recursos visuais tecnológicos no cenário, como o vidro de 15 metros em curva, atrás da bancada de Renata Vasconcellos e William Bonner.

Divulgação Globo/João Cotta

O material revestido por uma película PDLC permite que o espectador veja a redação em atividade, e quando é escurecida, recebe imagens de nove projetores a laser. Uma tela de LED retrátil com 16 metros de largura, ao fundo da redação, complementa o cenário, fazendo com que os recursos gráficos do estúdio ganhem efeito 3D e as artes projetadas sejam vistas por diferentes perspectivas.

Outro detalhe que não passou despercebido pela audiência foi a mudança na vinheta. A música já havia sofrido pequenas modificações ao longo dos 48 anos do jornalístico. Em 1983, por exemplo, o JN ganhava sua primeira vinheta eletrônica, enquanto em 1989, sofreu sua primeira grande mudança no cenário e logotipo.

Reprodução

Outra grande transformação no JN acontece apenas em 2000, quando passa a ser apresentado dentro da própria redação, modelo semelhante até os dias de hoje. Em 2015 ganhou sua última atualização de cenário e vinheta, dando mais informalidade e liberdade de movimento aos apresentadores, que passaram a circular pelo estúdio e interagir através de um telão.

Coração do hardnews

Durante a inauguração oficial do novo cenário do JN, nesta segunda-feira (19), Roberto Irineu Marinho, presidente do grupo Globo, destacou que projeto da nova redação do jornalismo tem como objetivo facilitar a integração entre as equipes da TV e internet. A partir de agora, o coração do hard news na produção de notícias sobre o Rio de Janeiro está reunido em um único local, garantindo maior integração, eficiência nos fluxos de informação e agilidade na produção para diversas plataformas.

“Nosso primeiro compromisso é com o jornalismo e é significativo que, no auge de um período crítico da vida nacional, estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo na Globo”, destacou o executivo. O novo espaço conta a partir de agora com as equipes da editoria Rio, G1-RJ, Bom Dia Brasil e Jornal Nacional. A GloboNews tem no local um posto avançado, para facilitar a integração com a cobertura da produção de notícias relativas ao Rio.

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Com a nova estrutura, a redação passa a ter o dobro do tamanho da anterior, com 1.370m² ocupados por 189 postos de trabalho, 18 ilhas de edição, três de pós-produção, duas cabines de locução e salas de reunião. No centro, está localizado o novo cenário do Jornal Nacional.  “O estúdio do JN, que é a estrela, é visualmente bonito, mas ele não é algo só para ser visto, é para ser usado. Tudo que encantará informará ao mesmo tempo. Esse é o grande passo que a gente está dando, explicou o diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel.

Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, ressaltou ainda o real valor trabalho do grupo, sobretudo, no jornalismo. “O valor maior do nosso trabalho é o nosso conteúdo. É ele que nos alimenta, nos dá força e é fundamental. Em qualquer horário, em qualquer programa ou telejornal, em qualquer mídia. Ao olhar para o futuro, a gente vê que o jornalismo de verdade é o que permanecerá e tenho certeza que juntos estamos construindo muito bem, com muita solidez, esse caminho”.