O serviço de TV por assinatura fechou o mês de maio atendendo a 14,3 milhões de domicílios, de acordo com dados divulgados nesta quarta, 20, pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). No acumulado do ano, o segmento registrou a entrada de 1,5 milhão de assinaturas. Pela comparação com maio do ano passado, a alta é de 31,47%; e, ante abril de 2012, 2,41%.

Se continuar neste patamar nos próximos dois meses, o serviço deve bater a casa dos 15 milhões de domicílios. A partir do resultado de maio, e considerando o número médio de 3,3 pessoas por residências, pelos dados do IBGE, a TV fechada é distribuída atualmente para cerca de 47,1 milhões de pessoas. No intervalo de um ano, as regiões que mais atraíram consumidores para a TV por assinatura, em números absolutos, foram o Sudeste, com mais de 2 milhões, e o Nordeste, acima dos 500 mil.

Os dados apresentam também o contínuo avanço das operações prestadas por satélite (DTH), frente à retração dos serviços a cabo. Em maio deste ano, o primeiro fechou com 57,7% contra 49,8%, em relação ao período semelhante de 2011. E o cabo caiu de 47,6% para 40,9%, em igual comparação.

Entre os operadoras, a Net/Embratel tem a maior participação de mercado, com 7,7 milhões de assinaturas. Sky, 4,7 milhões; Telefônica/Abril, 673,7 mil; e Oi, 458,5 mil, aparecem nas posições subsequentes.