Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil caiu 5,75% entre abril de 2015 e o mesmo mês deste ano, de acordo com o índice prévio divulgado pelo Banco Central, o número de assinantes de TV paga seguiu o mesmo caminho de recuo no período e apresentou 4,3% de queda. Esse número foi apresentado durante coletiva sobre a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), que acontece entre os dias 29 de junho e 1º de julho, na Expo Transamérica, em São Paulo. 

“Acreditamos que o fim do fundo do poço está próximo. Em julho já teremos um sinal de retomada do crescimento do setor”, afirma Oscar Simões, presidente-executivo da ABTA. 

Alê Oliveira

Entre os estados que mais perderam base de assinantes estão Amapá (16,9%), Rondônia (12,8%), Alagoas (12,2%), Pernambuco (11,1%), Mato Grosso (9,9%), Roraima (9,5%), Tocantins (9,3%) e Goiás (8,8%). 

Apesar da atual situação do cenário econômico brasileiro, de acordo com estudo realizado pela empresa Plano CDE, a TV por assinatura é uma das principais fontes de lazer para 74% dos entrevistados. 

“A TV paga se tornou uma boa fonte de lazer para as pessoas muito por conta da atual situação do país, em um tempo de crise, para algumas famílias ir ao shopping e tomar um lanche acaba sendo mais caro que ter um pacote de canais pagos”, garante Simões. 

Além disso, o estudo mostrou ainda que 79% das pessoas apontaram que este veículo oferece opções culturais para a sua família. Outro dado divulgado pela pesquisa sobre o setor, para 52% dos entrevistados, os canais pagos possuem ainda uma função de educação. 

Quase a metade dos entrevistados – 47% – afirmou que adquiriram hábitos mais saudáveis acompanhando programas de TV paga, enquanto 64% dizem ter aprendido a elaborar novas opções alimentares. 

De acordo com o presidente-executivo da ABTA, a pesquisa revela que a TV por assinatura tem a função de preencher uma lacuna deixada, em alguns bairros, por falta de opções de lazer e cultura. “Para essas famílias, a TV por assinatura é uma janela para o mundo, com um impacto social que nenhum outro meio provoca”, conta Oscar Simões. 

AUDIÊNCIA

Mas, se por um lado, houve uma queda na base de assinantes de canais pagos, por outro, aconteceu um aumento da audiência. No primeiro trimestre deste ano, o meio alcançou o maior número de telespectadores da história do país, ultrapassando a marca de dois milhões de pessoas conectadas por minuto. 

“Essas informações nos levam a concluir que a TV por assinatura é um serviço cada vez mais desejado pelos brasileiros, o que deve fazer o número de assinantes voltar a crescer assim que as condições econômicas brasileiras forem mais favoráveis”, diz Oscar Simões. 

Ainda de acordo com o executivo, o Brasil ainda lidera o ranking da América Latina de números de assinantes, apesar da queda. “Mas o México, atual segundo lugar desta lista, pode ultrapassar o Brasil até o final deste ano”, diz. 

ABTA

A organização da ABTA deste ano anunciou alguns nomes que estarão presentes no evento. A abertura terá a presença dos ministros Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Marcelo Calero (Cultura). 

Outro nome que estará presente será os presidentes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, e da Ancine (Agência Nacional do Cinema), Manoel Rangel. 

Rubens Glasberg, presidente da Converge Comunicações, enalteceu o fato de o encontro ser realizado um mês praticamente do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “Será uma oportunidade única de se mostrar a importância do ao vivo na TV por assinatura, que terá uma cobertura ampla dessa Olimpíada”, afirma.