A Mobext, agência do grupo Havas especializada em mobile marketing, está lançando uma plataforma proprietária global de mensagens. A ferramenta, batizada como Sam — sigla para Simplified Automated Messaging, ou “mensageiro simplificado automatizado”, em tradução livre —, pretende auxiliar na criação de campanhas sofisticadas e internacionais para dispositivos móveis.

É possível, via Sam, enviar SMS personalizados e direcionados para um banco de dados opt-in (base de usuários que aceitaram previamente receber mensagens comerciais) móvel, permitindo ainda, ao anunciante, lançar campanhas interativas dos tipos sondagem, voto, curiosidades, concursos, dados de perfil, cupons e pacotes de promoções.

A plataforma, hospedada e administrada nas Filipinas, já está disponibilizada para o mercado brasileiro e de países como Índia e Argentina. Até o fim de 2012, a Mobext espera que a Sam esteja disponível em todos os países onde a agência atua, acrescentando à lista Chile, China, Cingapura, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, México, Polônia, Portugal e Reino Unido.

“Estamos trazendo ao Brasil uma plataforma comprovadamente poderosa e eficiente que permite o desenvolvimento de um relacionamento muito próximo entre o consumidor e a marca. A SAM permite que a marca e seus produtos estabeleçam um canal de comunicação aberto com o seu consumidor, conhecendo o seu perfil, hábitos de consumo, comportamento e localização. Todas as informações são providas pelo próprio consumidor conforme os benefícios que podem lhe ser proporcionados pela marca”, detalha Bruno Ruffo, diretor geral da Mobext Brasil.