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A premiação Marketing Best, que chega à sua 32ª edição, está com suas inscrições abertas. Os integrantes da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) já elegeram, no último dia 10, Sandra Martinelli como a Marketing Citizen do Ano. Presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Sandra se junta a nomes que já foram premiados, como Luiza Helena Trajano (ler entrevista nesta edição); o publicitário Paulo Giovanni; João Ciaco, diretor de marketing da FCA (Fiat Chrysler Automotive); e o consultor de inovação e estratégia Walter Longo. A festa de premiação será em maio de 2019, no espaço Tom Brasil, em São Paulo. Para se inscrever, as empresas podem solicitar os detalhes pelo endereço eletrônico marketingbest@editorareferencia.com.br. Ou pelo site.

O Prêmio Marketing Best concentra o crème de la crème dos projetos mercadológicos concebidos e executados no Brasil nas últimas três décadas. São mais de 800 cases premiados no período, com base na efetividade, que formam uma espécie de biblioteca da história da atividade mercadológica no país. Foi criado pela MadiaMundoMarketing, organização dirigida por Francisco Alberto Madia de Souza, colunista do jornal PROPMARK e da revista Marketing, professor e consultor; e pela Editora Referência, que publica o PROPMARK, do publisher Armando Ferrentini.

O julgamento dos cases inscritos será realizado em abril de 2019 pelos integrantes da Abramark. O resultado será divulgado imediatamente após a análise. “As empresas vencedoras têm profundo respeito pelos fundamentos do pioneiro do marketing, o sempre lembrado Peter Drucker, que formulou nos anos 1950 a base dessa atividade e cujos conceitos ainda estão bem sólidos. Porque, apesar da evolução que temos hoje, sobretudo pela chegada do digital, o arcabouço do marketing, que é tratar o consumidor com respeito, elegância e com a oferta de produtos que vão ser úteis para o seu dia a dia, continua o mesmo”, justifica Ferrentini, que atua no segmento há mais de 50 anos.

Sandra recorreu a uma frase de Jeff Bezos, da Amazon, para celebrar sua escolha para ser a Marketing Citizen. “Você não escolhe as suas paixões. Suas paixões escolhem você”. Ela fala que sua paixão pelo marketing é a principal consequência das etapas da sua carreira, iniciada na Ogilvy, mas com passagens pela Grey e a direção de marketing do Banco Santander. Há quatro anos, a convite de João Campos, atual presidente da PepsiCo Brasil, assumiu a ABA com a missão de ressignificar o papel da entidade no ecossistema que une anunciantes, canais de mídia e agências de publicidade.

“Foi assim que começou a paixão entre a ABA e eu. Ela me escolheu. Depois de 20 anos em dois bancos. Sem nunca ter pensado ‘quero trabalhar numa associação’, não imaginava que aquele telefonema do João Campos, em agosto de 2014, iria mudar a minha vida. Eu não imaginava, mas estava, naquele momento, escolhendo ter, muito mais do que um emprego, um propósito. Na ABA sinto-me realizada, querendo celebrar e comemorar todos os dias. Na ABA, aprendi a falar sobre 30, 40 assuntos diferentes por dia: empresas, marcas, setores, advocacy, curadoria, branding, inovação, produtos, mídia, digital etc. Na ABA, fiz mais amigos em quatro anos do que em décadas. E tendo um propósito e não um emprego apenas, aprendi a ouvir mais as pessoas, a falar mais, a lutar mais, a querer mais, a ficar menos rouca, menos cansada, menos chateada quando parece que algo não vai bem. Tenho uma causa maior: existe uma oportunidade única de sermos agentes de mobilização do mercado para a promoção de um ambiente de negócios ético, livre e responsável. Eu me encontrei na causa da ABA, o motivo pela qual ela existe: para ser protagonista na construção desse futuro. Receber um prêmio já entregue a pessoas que tanto admiro como Ciaco, Justus, Paulo Giovanni, Walter Longo e Luiza Helena Trajano é uma emoção muito grande”, diz a executiva.

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