A Natura adquiriu a solução de inteligência artificial IBM Watson Marketing para apoiar a companhia em sua jornada de inovação de processos. O objetivo é tangibilizar a relevância das vendas por meio de um formato que valorizasse o olhar para o indivíduo, seu contexto e necessidades.

“Nós nos projetamos como uma empresa que cresce junto com nossa rede de consultoras, e é por isso que implementar a tecnologia IBM para nossos processos tem sido fundamental. Nós não segmentamos nossas consultoras por idade ou localização geográfica, mas pensamos nelas como indivíduos. A solução da IBM nos permite conhecer seus perfis, comportamentos, preferências, alcançá-las através de seu canal preferido que pode ser e-mail, SMS ou telefone”, diz Jorge Franchella, diretor de operações comerciais da Natura.

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Por meio do IBM Watson Campaign Automation a empresa pode, agora, ter visibilidade 360º – em tempo real – das comunicações com suas consultoras, para avaliar sua eficácia, resposta e receptividade, prevendo possíveis cenários, comportamentos e preferências.

“A inteligência artificial já é uma realidade em nosso país. Sua implementação em processos de marketing permite que profissionais da área baseiem suas decisões em dados. A Natura está na vanguarda dessa tendência com a implementação do IBM Watson Campaign Automation”, revela Roseli de Souza, executiva líder de IBM Watson Customer Engagement para o Brasil. 

Em oito meses de utilização da solução a companhia registrou um incremento financeiro expressivo apenas ao segmentar e individualizar a comunicação, além obter um aumento na sua taxa de abertura de e-mails destinados às suas consultoras. O que antes era, em média, de 21% passou para 47% – um resultado considerado bastante relevante quando comparado com a média de 10% realizada pelo restante do mercado.

De acordo com um estudo recente da IBM, 76% dos diretores de marketing reconhecem que sua capacidade de tomar decisões com base em dados será cada vez mais importante para seu sucesso profissional.