Um grupo formado por grandes empresas do porte de Netflix, Google, Amazon, Microsoft, Cisco, Intel e Mozilla está disposto a assumir o desafio de criar um novo formato de vídeo na internet baseado em tecnologia aberta. De maneira inédita, as sete companhias se juntaram em uma união chamada Alliance for Open Media (Aliança por uma Mídia Aberta) com o objetivo de desenvolver um formato capaz de rodar conteúdos em alta qualidade de vídeo e áudio para melhorar o desempenho em diversos dispositivos, independentemente da banda larga ou do preço pago pelo usuário.

O formato aberto será criado para substituir os tradicionais formatos H.264 e H.265, licenciados e distribuídos por uma única companhia chamada MPEG LA. Existe uma vontade clara destas empresas que formam a aliança em deixar de royalties.

A existência de um programa de vídeo livre de cobranças seria útil para essas empresas que geram parte de suas receitas com o serviço de streaming, espacialmente para a Netflix, para quem a distribuição de vídeos é sua principal fonte de lucros.

Apesar do desejo de desenvolver o formato livre, o projeto ainda está no começo e não há previsão de quando será apresentado ao mercado.