A revista norte-americana Newsweek prepara uma edição retrô para o lançamento da quinta temporada de “Mad Men”, série que retrata o mercado publicitário nos Estados Unidos nos anos 1960. A edição especial virá com o mesmo layout, arte e logo que a publicação utilizava há cinco décadas. A expectativa é que essa se torne um item de coleção entre os leitores.

Agências e anunciantes estão sendo convidados a criar peças inspiradas no visual e no clima sessentista que permeiam a série. “A edição ‘Newsweek Mad Men’ será uma oportunidade única para marcas conectarem-se a uma audiência de 27 milhões de leitores influentes por meio de um evento integrado de mídia, onde publicidade não é apenas adjacente à história, mas é a história”, afirma a publicação em seu convite a anunciantes.

A revista quer convencer marqueteiros de que o momento seria oportuno para marcas, com uma longa história, de revisitar sua comunicação do ano de 1965. Mas, para marcas e produtos que não existiam na década de 1960, “existe a chance de estar inserido em um contexto inteiramente diferente”.

A ideia surgiu de um encontro entre Tina Brown, editora da publicação, e Matthew Weiner, criador e produtor executivo de “Mad Men”. O lançamento coincidirá com a premiére da série, marcada para 25 de março, quase um ano e meio após o fim da quarta temporada. “A grande oportunidade é trazer anunciantes que não são frequentes na revista e utilizar a possibilidade de serem criativos como estímulo para que participem”, explica Spencer Fidelis, diretor comercial da Newsweek no Brasil.

A divulgação do especial no país começou na última segunda-feira (16). Ainda não há anunciantes locais confirmados. “Estamos tendo ótima receptividade do mercado. Acreditamos que isso cria um desafio para a agência e uma oportunidade para mostrar criatividade”. O executivo acredita que os números locais podem atrair anunciantes. No último ano, a circulação da Newsweek saltou de 29 mil para 32 mil exemplares no país, segundo números da ABC (Audit Bureau of Circulations). “É importante saber que é possível anunciar só na edição brasileira. O mercado muitas vezes pensa na Newsweek só como uma edição para os Estados Unidos ou global, mas temos representatividade grande no Brasil”, reforça.

Além da cobertura dos fatos da semana, a edição virá com um caderno especial com análise sobre o impacto que a publicidade teve no desenvolvimento da sociedade norte-americana nos últimos 50 anos, além de conteúdo especial sobre a nova temporada do seriado.

por Keila Guimarães