Celio Ashcar Junior,  presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional) e sócio e vice-presidente executivo da Aktuellmix, será o representante brasileiro no júri em Promo & Activation, no Cannes Lions 2017. A área foi criada em 2006 e, neste ano, passa a incluir também Experience. O executivo fala sobre o amor que sente pela profissão e sobre como será o futuro da relação entre marcas e pessoas. “Poder transformar uma ideia num projeto é sensacional”, diz. Confira a seguir os principais trechos da entrevista concedida ao PROPMARK. 

Alê Oliveira

Cannes Lions

O Festival de Cannes é o principal encontro do mercado de comunicação internacional. Na minha opinião, ele é muito mais que a premiação. Ele reúne em um único evento conteúdo, inovação, premiação e network. Eu já fui ao festival duas vezes. E sempre tive a impressão que o mercado de comunicação é muito mais além do que se pode imaginar. Em Cannes, nos atualizamos do que tem de melhor pelo mundo.

Promo & Activation

Acho fundamental ter esta categoria em Cannes. O mercado de comunicação cada vez mais está migrando para as experiências entre consumidores e marcas. E Promo & Activation é a comunicação de experiência com resultado.

Júri

Eu já fui jurado em algumas premiações no Brasil. Levo muito a sério ser jurado. Eu estudo muito os cases antes de dar uma avaliação e sempre procuro focar no case e esquecer quem fez. Sempre tem de vencer a melhor ideia, com a melhor execução. Uma ideia para ser boa precisa ser exequível.

Experiência

Estou no mercado de live marketing faz 23 anos. Eu acompanhei toda a estruturação e a evolução do mercado. Já fui cliente e veículo. Agora sou agência e associação. Meu olhar para esta categoria estará voltado para criatividade, inovação, digital e resultado. Mas o foco será mais em ideias que extrapolam o mundo off e repercutem no mundo on. Não existe mais Promo & Activation sem navegar em todos ambientes e canais de contato.

Critério

Para avaliar os trabalhos acredito que seja importante a soma de critérios como conhecimento, representatividade, relevância e, com certeza, jogo de cintura, pois não deve ser fácil o julgamento presencial com tantas pessoas de culturas e entendimentos diferentes.

Preparo

O grande preparo é conhecer bem os cases no prejulgamento e já ter suas posições e opiniões bem estruturadas e defendidas. Um bom argumento pode levar o case a ganhar um Leão.

Live Marketing

Acho que nasci pro live marketing. Desde cedo, eu sempre organizava eventos e promoções entre os amigos. Eu sempre soube que estaria neste mercado. Poder transformar uma ideia num projeto é sensacional. Nós do live marketing realizamos sonhos por meio de experiências. Todo os dias quando acordo, eu penso: “qual sonho vou realizar hoje?”.

Brasil

O Brasil sempre inscreve cases incríveis. Temos uma matéria-prima muito boa no país. Sempre exportamos talento. Muitas agências internacionais contratam profissionais brasileiros. Desde 2007, estamos realizando grandes experiências. Tivemos Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Alguém ainda tem dúvida de nossa capacidade criativa e técnica? Estou analisando os cases inscritos, mas, com certeza, o Brasil dá um show sempre.

Mudanças

O que sempre me incomodou no festival já esta sendo arrumado. Eu sempre me incomodei que era um festival apenas voltado para agências de publicidades tradicionais. E o festival é muito mais que isso. É um festival de criatividade. E criatividade está em todas as profissões. Eu gostaria que o festival fosse mais amplo e tivesse mais arquitetos, designers, profissionais de moda e tudo o que estivesse ligado à inovação.

Promo & Activation

Acho que poderia inserir, nessa categoria, algo voltado ao ponto de venda e ao mercado de trade. É um universo menos glamoroso, mas muito efetivo.