A 3ª edição do Prêmio Desafio Estadão, que garante aos vencedores a ida ao 64º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, escolheu a conscientização da violência contra a mulher como tema do ano. E foi uma mulher a eleita “Mídia do Ano”, Mirian Shirley, VP de mídia da Publicis. Ela é a quarta eleita, se consideramos as 14 edições quando a premiação ainda se chamava “Prêmio de Mídia”. Para ela, as mulheres ainda têm um papel importante a ser conquistado na publicidade, mas se diz otimista com o trabalho que já vem sendo feito em relação à igualdade de gêneros. A executiva é também jurada no Festival na categoria Media Lions, justamente aquela que analisa o contexto da criatividade, com ideias inovadoras e estratégia de canal capaz de mudar o jogo. Será um sinal?

Talvez. Nesta edição do Cannes Lions, um recorde de participação feminina no corpo de jurados. Elas representam 43% do total. Em 2012, eram apenas 21%. Ao lado de Mirian está Andrea Alvares, da Natura, jurada de Glass Lions, outra categoria forte em relação à mudança de cultura arraigada, pois analisa trabalhos que se propõem a mudar de forma positiva a desigualdade de gênero e injustiças. Mas, por enquanto, são apenas duas juradas brasileiras, num total de 19.

Já especificamente na mídia da Publicis, a coisa é diferente. São sete diretores, dos quais seis são mulheres, sob o comando de Mirian, que tem mais de 20 anos de experiência nacional e internacional. A executiva atuou como diretora-geral de mídia da Ogilvy & Mather entre Rio e São Paulo desde 2006. Foi por seis anos diretora-geral e vice-presidente sênior da Starcom Worldwide na Cidade do México e passou pela Leo Burnett Chicago e pela Leo Burnett Brasil.

De acordo com Mirian, além da questão de gênero, o reconhecimento do mercado é resultado do trabalho de excelência realizado pela equipe da agência como um todo. “Também é preciso lembrar que um dos nossos diferencias são os clientes, principalmente aquilo que estamos entregando como resultado para eles. Aí o reconhecimento vem naturalmente. Durante a semana, temos reunião logo cedo, às 8h, para discutir vendas, uma dinâmica de business”, diz.

A VP da Publicis, conta que é disciplinada. Reserva duas horas das manhãs de domingo para estudar. “Se durante a semana tem algum tema que eu não domino, ou mesmo novidade em ferramenta de medição de resultado, eu vou estudar. Não vou parar nunca, porque não são só coisas do dia a dia. Por isso, falo para os mais novos que é preciso gostar e ser interessado, para prosseguir nessa busca incessante de aprender”.

 

As campanhas vencedoras

Os vencedores foram responsáveis por desenvolver campanhas criativas e integradas, que foram veiculadas em pelo menos uma plataforma do Estadão, exceto as peças para o Brief Estadão, que exigia que fossem inéditas. Todos os os eleitos receberam o troféu Ex-Libris, símbolo do jornal, e uma viagem ao 64º Cannes Lions. Os pacotes incluem passagem aérea, hospedagem e inscrição no festival

 

Vencedoras:

            Branded Content

Campanha “Eztadao”

Anunciante: Bruno Couto, diretor de marketing da Motorola.

Agência: Luciana Prado, diretora de mídia, e Alessandro Bernardo, diretor-executivo de criação, ambos da F.biz.

 

Multiplataforma

Campanha “The Hacker Spot”

Anunciante: Anne Catherine Olesen, VP da Fundação Dorina Nowill
Para Cegos.

Agência: Eduardo Shinohara, diretor de mídia e Felipe de Araújo,
diretor de arte, ambos da Lew’LaraTBWA. 

 

Impresso

Campanha “Conforto”

Anunciante: Maurício Parise, diretor de marketing da Gol Linhas Aéreas.

Agência: Fernanda de Freitas, gerente de mídia, e Heitor Buchalla, diretor de arte, ambos da AlmapBBDO.

 

Brief Desafio

Campanha “Colunistas (Des) Conhecidas”

Agência: Lucas Rodrigues, redator, e Rodrigo
Cardoso, diretor de arte, ambos da Bold Conteúdo.