Ana Becker, concept director da FCB Brasil, é jurada de Creative Data no Cannes Lions 2024

Um dado relevante com a leitura correta tem mais chances de encarar Leão que uma massa perdida de informações. O alerta é de Ana Becker, concept director da FCB Brasil e jurada de Creative Data Lions. “Um único dado interpretado de maneira profunda e usado de maneira criativa pode ser tão poderoso quanto um cruzamento inédito de bancos de dados imensos”, confirma a executiva, que está em sua primeira investida como jurada do festival. “Já conheci os meus colegas de júri. Foram trocas que revelaram pontos de vista únicos”, relata. A seguir, Ana detalha as peculiaridades da categoria.

Ana Becker: experiência daquelas de encher o caderninho de notas para a vida (Divulgação)

Poder
Quando a gente fala de dados, é muito fácil deixar a mente levar para um lugar complicado demais, mas Creative Data não é sobre quantidade ou complexidade de dados. Um único dado interpretado de maneira profunda e usado de maneira criativa pode ser tão poderoso e eficiente quanto um cruzamento inédito de bancos de dados imensos. O principal  é manter a parte humana. Dados, por si só, não dizem nada. Dependem de inúmeros contextos que precisam sempre ser levados em consideração e também estão sujeitos a interpretações.

Pulo do gato
Os significados que encontramos nos dados são o pulo do gato. E isso não quer dizer fazer ginástica para os dados dizerem o que a gente quer. É um olhar apurado a fim de entender tudo o que aquela informação diz para além do óbvio. Contextos geográfico, social, político, olhar criativo para os dados e solução eficaz sempre vão pesar nessa conta.

Massa
Vai parecer uma obviedade, mas para ser premiada, uma campanha precisa realmente fazer o uso criativo de dados para alcançar um objetivo. Eu prometi para mim mesma que não faria analogias culinárias, mas lá vou eu: os dados não podem ser a cereja e nem o próprio bolo. Nessa comparação meio esdrúxula, os dados são a farinha. Pode ser integral, de arroz, amêndoas ou trigo misturado com fermento, não importa. Sem ela, não tem bolo. Os dados como parte intrínseca da solução criativa e a excelência do resultado apontarão os trabalhos mais relevantes.

Leia a matéria completa na edição de 10 de junho do propmark