A Procter & Gamble confirmou a venda de 43 marcas de cosméticos do seu portfólio, como Wella e Koleston, para a Coty, empresa de origem francesa, por US$ 12,5 bilhões. A decisão final sobre o negócio ainda não foi tomada, mas a P&G informa que ele deve ser fechado por meio de uma operação chamada de Reverse Morris Trust (RMT). Com isso, será criada uma companhia separada, em que os acionistas da P&G terão 52%, enquanto os acionistas da Coty serão donos de 48% do negócio.

O acordo inclui a venda de ativos das marcas Wella Professionals e suas sub-marcas Sebastian Professional, Clairol Professional, Sassoon, Nioxin, SP-System Professional, Wella Koleston, linhas de fragrâncias e o negócio de Professiona. A expectativa é que o acordo seja fechado até o segundo semestre de 2016 e está sujeito a aprovações regulatórias.

O movimento é parte de um esforço da P&G para se concentrar em um número menor de marcas e retomar o crescimento. “É um passo significativo para focar nosso portfólio em dez categorias e 65 marcas que melhor potencializam os negócios da P&G. Esperamos que essas dez categorias cresçam e criem valor de forma que a companhia vai concentrar energia e recursos exclusivamente nelas”, disse o chairman, presidente e CEO da P&G, AG Lafley

Assim, a companhia conclui mais de 90 das 100 ou mais marcas de alienações ou descontinuações anunciadas no último ano fiscal. A P&G enfatiza que este é apenas o início do processo e que, durante esse período de transição, todo o negócio da marca Wella, bem como seu quadro de funcionários, permanecerão com a P&G. A companhia reforça ainda que está fazendo mudanças importantes para garantir que a empresa continue a ser competitiva no longo prazo.

A JAB Cosmetics B.V. é a controladora da Coty. A Coty tem marcas licenciadas como Playboy, Adidas e Calvin Klein.