A adaptação do mercado publicitário aos novos tempos está mais na mão dos anunciantes do que das agências. Isso é o que acredita a maioria dos leitores do PROPMARK que responderam a última enquete do site. 

A partir do questionamento sobre se as trocas de lideranças em grandes agências de publicidade do país sinalizam um movimento de renovação na publicidade brasileira, 34% responderam que não acreditam que o mercado publicitário brasileiro vá mudar efetivamente, pois no fim das contas é o que o cliente que precisa se modernizar para que as mudanças necessárias sejam implementadas. Veja o resultado completo abaixo. 

Em 2015, grandes agências anunciaram mudanças de CEO e presidentes. Na AlmapBBDO, Marcello Serpa e José Luiz Madeira saíram e abriram espaço para Cíntia Gonçalves, Luiz Sanches e Rodrigo Andrade assumiram o comando. Na Loducca, o fundador Celso Loducca deixou a empresa, que passará a se chamar LDC em 2016, nas mãos de Guga Ketzer. Outra mudanças estruturais no comando foram registrados na Talent Marcel, onde João Livi assumiu o cargo de CEO no lugar de José Eustachio, que virou chairman, e na Y&R, onde David Laloum assumiu o comando no lugar de Marcos Quintela, que subiu para presidir o Grupo Newcomm. 

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