Alê Oliveira

Alberto Saraiva, presidente do Habib’s, abriu o painel de palestras do 7º Fórum de Marketing Empresarial na manhã deste sábado (4), no Guarujá, com uma apresentação inspiradora. Com o tema “Campanhas posicionam redes de varejo ao lado do consumidor”, ele disse que deu certo na vida porque foi marqueteiro. Contou que quando fundou a rede, em 1988, não tinha um centavo para investir em marketing. Colocou, então, uma faixa em frente da loja com os dizeres “A melhor esfiha de São Paulo”. Mas quando chovia a faixa se desfazia. “Ou você investe em marketing, ou está ferrado”, falou ele.   

Fazendo um paralelo com o livro que lançou recentemente, “25 verbos para construir a sua vida”, Saraiva relatou alguns dos verbos que devem fazer parte da nossa vida, como superar, conquistar, vencer, motivar, democratizar, multiplicar e diversificar. Segundo o executivo, o sucesso do grupo – hoje com 430 unidades e mais de 22 mil colaboradores em todo o país e que também inclui as marcas Ragazzo e Tendall – foi graças ao conceito, “a forma como praticamos esse conceito, ao sonhar, ao acreditar e ao democratizar. O sucesso dos negócios está naquilo que carregamos no coração, nas mentes, nos verbos que praticamos, naquilo que somos”.

Para driblar aquela que ele chamou de “maior crise de todos os tempos”, Saraiva explicou que o Habib’s colocou para funcionar o conceito “Oferecer mais por menos”. “Vou dizer que oferecer mais dá sempre certo na vida. Você oferece mais para sua esposa, ela te ama mais. Você oferece mais nas suas lojas e elas não fecham. Oferecer mais e se possível cobrar menos”, destacou ele.

Segundo o executivo, o primeiro passo foi ficar ao lado do consumidor. “A concorrência começou a invadir a nossa praia, os comerciais de hambúrgueres cada vez mais baratos. Lançamos então o sanduíche de frango mais gostoso que existe com o preço mais barato do Brasil, por R$ 3,90, um sanduíche que saía do pão”. A campanha mostra um leilão inverso. Outro ponto foi atacar a inflação. “O governo disse que a luz ia baixar e depois dobrou. Mentiram para nós. Resolvemos então sacrificar nosso produto principal, as esfihas, e lançamos a promoção ‘Bib’sfiha em dobro”.

Ele citou também uma das campanhas de maior sucesso do ano que fez um paralelo com a crise política. Com “Caiu” (criada pela Publicis), que foi ao ar poucas horas antes da votação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, “o Habib’s uniu o Brasil”. A comunicação fazia um paralelo com a votação e com o preço da bib’sfiha, que caiu para menos de R$ 1. “Coragem? Culhão. Ficamos ao lado dos consumidores, dos brasileiros. Queríamos unir os verdes e amarelos e vermelhos. E para colocar finalmente juntos os coxinhas e mortadelas, criamos a campanha que lançava a coxinha de mortadela do Ragazzo, ‘o sabor que vai unir o Brasil’. Foi um sucesso de vendas’, ressaltou ele.

Novas atitudes. Novos caminhos. “O que quero dizer é que temos que ter novas atitudes, novos caminhos. Você lamenta dos negócios, as lojas fecham. O verbo lamentar não pode fazer parte da nossa vida, seja a época que for, com crise ou sem crise. Com 20 anos, com 60 ou 70. Feliz ou infeliz. Para sair da crise é preciso novas atitudes, novos caminhos. Não fica parado no seu problema. Encontre oportunidade, melhore o que você está fazendo e acima de tudo é preciso acreditar neste país, tomando decisões, com coragem porque nós empresários temos que saber que esse povo é único”.

“Alguns políticos, por populismo, dividiram o  país. Quero deixar bem claro que não sou partidário, sou patriota. Amo esse país. Temos que dar o melhor que temos. Foi assim que nos posicionamos com a campanha ‘Fome de mudança’. Traduzimos o que as pessoas tinham na garganta. Espalhamos cartazes em Copacabana com frases como ‘Quero meu país de volta’, ‘Brasil, um filho teu não foge à luta’ e com isso demos voz aos brasileiros. Foi uma grande repercussão”.

O presidente do Habib’s contou ainda sobre outro case de sucesso da rede, com a campanha “Só carnes nobres” para a rede de churrascarias Tendall, desenvolvida pela house agency do grupo, coordenada pelo diretor de marketing André Marques. “Fizemos quatro anúncios para dizer que nossas carnes eram nobres. Mas por R$ 21,90, poderia haver a suspeita que nossas carnes eram só de coxão duro”. Foram criadas, então, imagens que trazem os animais que protagonizam os pratos em hiper-realismo, com vestimentas que indicavam a nobreza. “Essa campanha teve duas conquistas: a mais importante é que demos um salto de 15% a 20%, nossas churrascarias ficaram abarrotadas. E a outra é que ganhamos vários prêmios com a campanha e fomos capa da revista Archive”, lembrou ele.

O 7º Fórum de Marketing Empresarial é promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e pelo PROPMARK, e está sendo realizado neste sábado (3) no Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

Confira os vídeos das campanhas do Habib’s:

Leilão

https://youtube.com/watch?v=0oMnqhatSkg

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