Divulgação Renner

Entre os dias 1º e 2 de fevereiro a RBS promove no Rio Grande do Sul, o já tradicional Planeta Atlântida. Comemorando 24 anos de existência, o festival tem uma série de ações dos patrocinadores e apoiadores. A edição 2019 marca, ainda, o retorno das pulseiras-ingresso como forma única forma de pagamento nas dependências do evento.

Os veranistas têm que colocar créditos com antecedência no acessório para poder realizar compras na praça de alimentação. Para isso, é preciso se cadastrar previamente para ativar a pulseira e, quem não utilizar o crédito total, pode pedir reembolso do valor.

A agência Ogilvy e o time da RBS assinam a comunicação do festival em 2019, que deve receber público estimado de 80 mil pessoas. Para Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, ajustar o line-up a partir do que as pessoas estão ouvindo e enxergar tendências é fundamental para manter a inovação do festival. “O evento precisa ser alto astral. Mantemos a ‘espinha dorsal’ [shows], e constantemente estamos conectados com o público para entender as novidades que ele gostaria de ver implementadas”, diz.

Jefferson Bernardes/ RBS

Ativações

Este ano, o festival tem patrocínio da Schin, Renner, Agibank e Coca-Cola. “É um orgulho para a RBS ter parceiros que estão há tanto tempo conosco como a Renner e a Schin, ter a volta de uma marca como a Coca-Cola e a segunda participação de do Agibank. Procuramos sempre marcas que sejam capazes de oferecer conteúdo e experiências relevantes para o público a partir das suas ativações e ações no evento”, afirma Leite.

Há 14 anos patrocinando a festa, a Schin leva um meeting point com apresentações surpresa de DJs e tomadas para carregar o celular. A marca também arrecadará copos usados para reciclagem. O Agibank vai montar um espaço para o público descansar com pallets. A marca oferecerá estruturas luminosas para convidar as pessoas a fazer fotos instagramáveis na área Selfie Spot, localizada no bosque do evento.

Patrocinadora há mais de 20 anos do festival, a Renner vai instalar uma roda-gigante de 22 metros de altura no Parque Planeta. Os participantes que subirem no brinquedo utilizando a hashtag #RennerNoPlaneta recebem uma foto sua impressa, capturada por um drone. A marca promove, ainda, o Boteco Renner e o Lounge Renner e nos três ambientes a marca disponibiliza wi-fi.  

“Levamos experiências para compartilhar ainda mais alegria e aventura”, comenta Paula Martins de Oliveira, gerente geral de Marketing Corporativo da Renner.

FabianoPanizzi / Renner

Já a Coca-Cola marca presença com a Arena “Vai no Gás”, assinatura de sua nova campanha lançada recentemente, com criação da J.Walter Thompson Brasil. O espaço foi pensado para que o público possa assistir aos shows do palco principal em um espaço interativo de 150 metros quadrados.

A Sprite também ganha um cantinho para celebrar o retorno da versão original da bebida ao mercado. Já a Coca-Cola Café Espresso Plus organiza uma degustação para os convidados do camarote e também ações no receptivo.

“Estar presente em eventos de música que se conectam com os adolescentes é relevante para a marca e tem total aderência com a campanha que estamos apresentando esse ano, o Vai no Gás. O Planeta representa a energia que queremos reforçar com este mote”, explica Luciano Sá, gerente de Marketing da Coca-Cola Femsa Brasil. Todas as ações da marca para o evento foram desenvolvidas em parceria com a agência MoreBass.

Reprodução Planeta Atlântida

Além dos patrocinadores, o Planeta Atlântida também conta com a ação de apoiadores. A Red Bull marca presença com a venda de produtos em diversos pontos do festival, além de ter um lounge com mesa de pebolim. A Claro promove ativações com área de descanso e totem de carregadores de celular e customização de camisetas. Já a Schweppes leva um bar de drinks.

Partiu Planeta

Em 2018, o festival promoveu a hashtag #sóquemvaisabe, assinada pela agência 3YZ. Já em 2019, o mote é #sóquemvaisente. “Planejamos a campanha a partir de uma ampla pesquisa que realizamos com o público, e percebemos que há uma infinidade de sentimentos associados ao evento: alegria, amor, amizade, saudade, liberdade”, aponta Marcelo Leite, da RBS.

“Cada um vive a sua experiência e cria um significado pessoal pra ela. Além disso, não tem nada mais legal que 80 mil pessoas vibrando e vivendo a mesma emoção juntos. Cada um sente-se parte também dessa atmosfera, de fazer parte de algo, do coletivo. isso é sensitivo, não cognitivo, por isso ‘só quem vai sente’”, finaliza.

Neste ano, o Planeta Atlântida não terá edição em Santa Catarina, ainda assim, a marca gaúcha é consolidada como o maior festival de verão do sul do país.