Denise Aguiar AlvarezDenise Aguiar Alvarez, diretora da Fundação Bradesco e membro do conselho de administração do Banco Bradesco, foi eleita Cidadã Sustentabilidade deste ano. O prêmio é uma homenagem especial entregue junto com o Marketing Best Sustentabilidade, idealizado pela Editora Referência (que edita o jornal propmark e as revistas Propaganda e Marketing) e MadiaMundoMarketing com o apoio da Abramark (Academia Brasileira de Marketing) e da J.Cocco Comunicação e Marketing.

A homenageada é formada em Pedagogia pela PUC-SP e fez mestrado em Educação pela Universidade de Nova York. Em abril de 1986, Denise foi eleita para o conselho de administração da Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações, uma das controladoras do Banco Bradesco S.A., passando, a partir de julho de 1988, a exercer o cargo de diretora. Denise também ocupa o cargo de membro do conselho de administração do Banco Bradesco desde fevereiro de 1990, e da Bradespar, desde março de 2000. É membro da Mesa Regedora e diretora adjunta da Fundação Bradesco, membro do conselho de administração e diretora Adjunta da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição (Fimaden), e diretora-presidente da ADC Bradesco – Associação Desportiva Classista.

Além dessas atividades, a executiva é membro do conselho consultivo da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC, tendo ocupado anteriormente o cargo de membro do conselho de administração. É, também, membro do conselho deliberativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), membro do conselho curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos e da Fundação Roberto Marinho, membro do conselho consultivo do Canal Futura, membro do conselho geral da Comunitas

Com o prêmio, a executiva se junta a Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein, que venceu a última edição, além de nomes como Fabio Barbosa (à época à frente do conselho de administração do Banco Santander), a ambientalista Marina Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O Marketing Best Sustentabilidade nasceu com a meta de estimular, reconhecer, premiar e difundir os exemplos de ações empresariais sustentáveis. O prêmio, que foi criado em 2002 como Marketing Best Responsabilidade Social, passou a se chamar Prêmio Marketing Best Sustentabilidade em 2010. A mudança teve como objetivo dar maior abrangência aos projetos inscritos tendo em vista a questão da sustentabilidade, que se tornou essencial em todas as decisões estratégicas de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na sociedade.

Presidido por Décio Clemente (presidente da Dclemente & Associados e comentarista de marketing da Rádio Jovem Pan), o júri é composto ainda por Francisco Alberto Madia de Souza (presidente do MadiaMundoMarketing e da Abramark), Francisco Gracioso (conselheiro associado da ESPM e membro da Abramark) e Milton Mira de Assumpção Filho (presidente da M.Books do Brasil Editora e também membro da Abramark). Neste ano, por conta das crises hídrica e energética que estão na pauta de empresas e autoridades, foram criadas duas categorias especiais: Água e Energia, que premiarão as ações e iniciativas que mais contribuíram para combater e minimizar os efeitos da escassez.