Leifert, com Toni Rodrigues, coordenador nacional do prêmio: “renovação a cada ano”

A AlmapBBDO e a Y&R foram as grandes vencedoras do 36º Prêmio Profissionais do Ano, da TV Globo, em evento realizado nesta quarta-feira (29) em São Paulo. A agência comandada pelos sócios e co-presidentes do board Marcello Serpa e José Luiz Madeira, e que tem sua área criativa liderada pelo sócio e diretor-geral de criação, Luiz Sanches, venceu na categoria Campanha, com o trabalho “Novo Fusca”, que engloba os filmes “Brasil 70” e “Céticos”. Assinam a criação dos comerciais Pernil, André Gola, Renato Simões e Bruno Prosperi, com direção de criação de Serpa e Sanches. A produção é da Paranoid, direção de cena de Dulcidio Caldeira e trilha da Raw Audio.

“O bom de vencer um prêmio como o Profissionais do Ano, além de ser muito disputado, é que esta troféu você pode ter certeza que foi para um comercial que sua mãe viu na TV”, brincou Pernil, se referindo aos filmes que ambientaram o Novo Fusca, lançado em 2013 com toda a modernidade e tecnologia dos automóveis de hoje, nos anos 1970 – com destaque para a fala de Mussum, indagando: “É o Fusquis?”.

Já a Y&R se destacou na categoria Mercado, batendo outros sete filmes finalistas com o comercial “Vitória”, criado para o lançamento do Peugeot 208. Com ares cinematográficos, o comercial reproduz cenas do clássico desenho animado Corrida Maluca. O filme foi gravado em Valência, na Espanha, e teve direção de cena do cineasta francês Antoine Bardou-Jacquet, da produtora inglesa Partizan, e trilha assinada pela A9 Audio, de São Paulo.

“A Peugeot investiu muito neste lançamento no ano passado. E quando fomos fazer a reunião com o cliente, eles disseram que precisavam de um baita filme. A gente tinha certeza de ter feito um bom trabalho. E hoje, certeza de que realmente foi um baita filme”, disse Rui Branquinho, VP de criação da Y&R, e que assina a criação ao lado de Victor Sant’anna, Fabio Tedeschi, Leandro Câmara e Felipe Pavani.

A terceira categoria do Profissionais do Ano – “menos festejada” mas importante por destacar o melhor filme de cunho social – também foi vencida pela AlmapBBDO. Os filmes “Palhaço” e “Feijoada”, criados para o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), reforçam a capacidade do órgão de avaliar e proteger a produção publicitária, alertando para os riscos que a propaganda brasileira correria se ele não existisse. Tom Stringhini, da Dogs Can Fly, assina a direção de cena das produções, que também tem trilha da Raw.

EVENTO

Antes das revelações dos destaques da Etapa Nacional do principal prêmio publicitário da televisão brasileira, foram entregues os troféus para os vencedores das cinco regionais do prêmio – Sul, Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sudeste Interior e Sudeste Capitais, que já tinham sido revelados em eventos separados em suas regiões. Na edição de 2014, o prêmio recebeu ao todo 861 inscrições, num total de 1125 comerciais concorrentes, considerando todas as suas etapas. Os diversos júris contaram com 60 profissionais de agências, produtoras, associações do mercado publicitário e da própria TV Globo.

“Esse é um prêmio que busca renovar nomes a cada ano e reconhecer o trabalho dos talentos, dos profissionais que trabalham nas campanhas publicitárias”, afirma Gilberto Leifert, diretor de relações com o mercado da emissora e um dos idealizadores da premiação.

http://www.youtube.com/watch?v=7pj9jb0QxbY

http://www.youtube.com/watch?v=giPBo5ZKshc

http://www.youtube.com/watch?v=K4ckEHi5Jdg