Divulgação

O Brasil tem, até o momento, apenas um Lápis do Festival D&AD 2017, que começou nesta terça-feira (25), na Old Truman Brewery, em Londres. O Lápis é para o pôster “Tudo em preto e branco”, criado pela F/Nazca S&S, destacando a câmera Monochrom, para a Leica Gallery. Ele foi inscrito em Mídia Exterior (Outdoor Advertising). O resultado oficial traz os prêmios de sete das 24 áreas de trabalhos publicitários da competição profissional. A lista porém não revela as “cores” dos Lápis conquistados por 177 trabalhos premiados neste primeiro dia de festival. A identificação dos Lápis – Madeira, Grafite, Amarelo ou Preto – só será divulgada durante a premiação do D&AD, marcada para a noite desta próxima quinta-feira (27), no encerramento do festival.

Reconhecido internacionalmente como a competição mais rigorosa do mercado publicitário, o D&AD 2017 recebeu 12 mil inscrições que reúnem cerca de 26 mil trabalhos de 43 países. Eles estão sendo avaliados por 24 grupos de júris com cerca de 250 profissionais. O Brasil tem 11 representantes nos júris, entre eles, o presidente e CCO da F/Nazca, Fabio Fernandes, que preside o júri de Film Advertising.

As sete áreas que tiveram seus prêmios divulgados nesta terça-feira são Creativity for Good (33 Lápis), Crafts for Advertising (32), PR (26), Crafts for Design (24), Design para Jornais e Revistas (23), Outdoor Advertising (21) e Vídeos de Música (12).

Entre os 177 Lápis divulgados neste primeiro dia do D&AD, o Reino Unido lidera o número de prêmios com 38 Lápis, seguido pelos Estados Unidos (33), Austrália (17), França (9) e Japão, Cingapura e Suécia, cada um com cinco Lápis. As agências e empresas mais premiadas até o momento são: Dentsu (6), Fred & Farid (5), Great Guns e Clemenger BBDO (4), Kinetic Singapore, Iconoclast, The New York Times, CHI&Partners, Ogivly & Mather Chicado e Ogilvy & Mather New York, cada uma com três Lápis.

Os Lápis de Madeira (Wood Pencils) do D&AD são equivalentes a um prêmio de bronze enquanto os de Grafite (Graphite Pencils) têm o peso de um prêmio de prata. Os Lápis Amarelos (Yellow Pencils) equivalem a prêmios de ouro enquanto os Lápis Pretos (Black Pencils) são concedidos a trabalhos que superam todas as expectativas e critérios estabelecidos pelos jurados.

O D&AD não revela os números de inscrições feitas por países. Estima-se que o Brasil esteja participando com cerca de 700 trabalhos. No ano passado, o Brasil conquistou um total de 30 Lápis.