Ceo do Cannes Lions, Philip Thomas veio ao Brasil nesta semana para encontrar representantes de clientes, agências e outros participantes do festival e, principalmente, apresentar novidades para a edição de 2012, que acontece entre 17 a 23 de junho do ano que vem.

A principal delas foi a confirmação de duas novas áreas, conforme adiantado pelo propmark (leia mais aqui): Mobile Lions e Branded Entertainment Lions. “Criamos essas duas áreas seguindo uma demanda apresentada pela própria indústria. No caso de Mobile, agências e empresas vinham nos questionar sobre o porque de não existir essa divisão, já que havia tanto volume. Com o branded content foi o mesmo, já que hoje vemos grandes anunciantes, como BMW, Coca-Cola, P&G, Unilever e Red Bull, fazendo excelentes trabalhos nesse sentido. Novas áreas sempre seguem aquilo que a indústria nos mostra como relevante”, ressaltou Thomas.

O ceo do Cannes Lions fez questão de ressaltar que o possível retorno financeiro positivo não influencia na decisão de criar uma nova área, citando Creative Effectiveness, que avalia a eficácia criativa de trabalhos previamente premiados, como “uma divisão extremamente trabalhosa e pouco rentável, mas de grande relevância, e por isso incorporada aos festival”. Também ressaltou que, no que depender dele, será mais fácil adaptar ou remover áreas que estrear outras no futuro. “Pessoalmente, não vejo a necessidade de mais áreas. Vejo inclusive a possibilidade de extinção de alguma delas, como Cyber, já que hoje o digital está em todas as plataformas”, acrescentou.

Adaptações e evoluções

As últimas edições do festival serviram para inspirar algumas adaptações, evoluções e iniciativas para o festival a partir de 2012. Entre elas está a criação do grupo Young Academy de delegados. “É uma espécie de evolução do Young Creatives. Queremos que as agências incentivem mais a participação de jovens profissionais, não só de criativos, mas de departamentos como planejamento e atendimento”, explicou Thomas.

Ainda em relação aos jovens talentos, a organização do festival realizará uma exposição de trabalhos vindos de agências ao redor do mundo, com contatos para que interessados nos autores possam contatá-los, funcionando como um enorme portfólio em céu aberto.

Tentando resolver um problema recorrente no ultimo ano, quando exibições de filmes e cases em determinadas salas eram interrompidas sem aviso prévio, o Cannes Lions vai disponibilizar um de seus maiores auditórios, o Ambassor, como sala fixa para receber os interessados em acompanhar os seminários que já tenham lotado seu espaço original. “Ele será a opção principal para receber o público após a lotação máxima dos seminários. Gostaríamos de ressaltar que vamos seguir o cronograma de exibições. Ninguém mais terá surpresas ao chegar à sala marcada para acompanhar algo que consta em nossa programação”, enfatizou.

Completam a lista de ações coquetéis gratuitos diários no fim da tarde, como opção de relacionamento entre os participantes; a realização de um fórum temático por dia, abordando assuntos como mobile, talento, mídia e insights; almoços em homenagem a profissionais sênior de marketing, oferecidos pelo Advertiser of the Year; e serviço de auxilio ao turista ligado á organização e espalhado pela cidade.

Representante fixo

O Brasil também será o primeiro país fora da Europa a ter um funcionário do próprio Cannes Lions como representante fixo. Ainda não definido, o executivo ficará sediado em São Paulo, trabalhará em parceria com o Estadão, representante oficial do festival no Brasil – especialmente com Fábio Costa, diretor de mercado anunciante do jornal -, e auxiliará no relacionamento entre agências, anunciantes, veículos, produtoras e outros participantes com os organizadores do evento. seu nome deve der anunciado em janeiro, pouco antes do inicio da abertura de inscrições para o Cannes Lions 2012.

por Karan Novas