Com sete novas categorias neste ano, o Epica Awards, que acontece entre 16 e 18 de novembro, em Berlim, está com as inscrições abertas até 30 de setembro. O objetivo da competição é reconhecer a criatividade, levando em conta também a execução.

No Digital está uma das novidades deste ano: a categoria Realidade Virtual. De acordo com os organizadores, esse é o primeiro festival de criatividade global a dedicar um espaço para o reconhecimento dos trabalhos das agências com os Oculus Rift e outros dispositivos similares para realidade virtual. Essa tecnologia tem se mostrado uma tendência. Este ano, em Cannes, o projeto de realidade virtual do Google, os óculos Cardboard, foi premiado com o GP de Mobile.

As outras novas categorias que estreiam na edição de 2015 do Epica Awards são Eletrônicos Pessoais e Dispositivos; Bares e Restaurantes; e Design de Produto, além da categoria especial Humor na Publicidade. As mudanças ainda atingiram a categoria Interesse Público, que agora é dividida em três: Saúde e Segurança; Social e Meio Ambiente. Ao todo o Epica Awards tem 69 categorias.

Fundado em 1987, o Epica Awards tem como um dos diferenciais ser julgado exclusivamente por jornalistas da imprensa especializada em marketing e comunicação. O júri é composto por mais de 50 editores e publishers. O objetivo do festival é reconhecer os melhores trabalhos de agências, empresas de produção, meios de comunicação, consultorias, fotógrafos e estúdios de design e ajudá-los a ter reconhecimento internacional.