Alê Oliveira

Na tarde de quinta-feira (14), a ESPM Vila Mariana foi palco do segundo encontro preparatório promovido pelo Young Lions Brazil Creativity Program voltado às pessoas do setor de Comunicação & Craft.

Participaram do bate papo com alunos e profissionais da área Mariana Araujo, da Delicatessen e Young Lion Film em 2008, o diretor Pedro Serrano, da Sagaz Filmes, Marianna Souza, presidente executiva da APRO e CEO da FilmBrazil e a professora da ESPM Gisele Jordão. No encontro eles contaram suas experiências e deram conselhos para quem vai concorrer ao prêmio em 2019.

“A conexão com Cannes e todas as lógicas de premiação como o Young Lions já é de longa data. Essa relação que tem como fundamento a ideia de promover um novo talento tem tudo a ver com uma universidade, o primeiro Young Lions, inclusive, foi ESPM, da Marina Campos”, defende Gisele Jordão, professora da Escola.

“É extremamente gratificante e eu fico muito feliz toda vez que eu tenho a oportunidade de contribuir com essa indústria. Fico muito contente também com a preocupação do professor Emmanuel de trazer a pauta de diversidade para dentro do Young Lions. Acho importantíssima essa preocupação em ter mulheres, representatividade de raça, acho que passou da hora. A criatividade brasileira depende dessa diversidade para conseguir por em prática toda a pluralidade que o Brasil tem”, aponta Marianna Souza, da APRO.

Alê Oliveira

Já para Pedro Serrano, da Sagaz Filmes, falar sobre criatividade é sempre “subjetivo”. “Quero passar minha experiência e tentar tornar esse processo da criatividade mais palpável. Mostrar como é no dia a dia, como eu toco esse processo nos meus trabalhos, como é criar mecanismos para se orientar e conseguir pôr a criatividade a nosso favor e não ficar escravo de falas, excessos de linguagens, efeitos e coisas que são o oposto da criatividade”, aponta.  

Alê Oliveira

Para Mariana Araujo, Young em 2008, a experiência de ser Young Lions foi incrível. “Na verdade eu nem fui à festa da premiação porque aquele ano eu era primeira assiste de direção na época, e quase não existiam diretoras mulheres. Pensei: imagina que vou ser escolhida eu não era nem de agência, era freelancer. O que me surpreendeu foi o fato de um ano antes ter ido a Carol Jabor. E eu sinceramente não acreditei que colocaram uma mulher pelo segundo ano consecutivo. Foi uma experiência interessante, chegamos em Cannes e já dava para notar na viagem a expectativa das pessoas”, comenta a diretora.

Alê Oliveira

A profissional comentou que a Delicatessen, onde atua como produtora executiva atualmente, comprou alguns direitos de livros, entre eles, o que conta a história da lendária família Grace, fundadores do Jiu Jitsu no Brasil e estão desenvolvendo uma série em língua inglesa.

As inscrições para o prêmio encerram nesta sexta-feira (15) e podem ser feitas pelo site do Young Lions. O programa é uma realização do Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o publicitário Emmanuel Publio Dias e o PROPMARK. A organização promove ainda, outros eventos para que profissionais possam receber dicas e mentoria durante o processo do Young Lions, confira as datas:

Dia 15/3 – 19h no Instituto Europeo de Design – Categoria Comunicação&Craft, para profissionais de design. Painelistas; Andre Poopovic (OZ Design e ABEDesign); Fabiano Hikaru (Facebook); Daniel Grizante (IED).

Dia 20/3 – 18h no Habitat (InovaBra SP) – todas as categorias – tema: criatividade para o desenvolvimento de negócios e o bem comum. Painelistas: Abel Reis (Dentsu AEGIS); Vinicius Malinoski (Google/The Zoo; Young Lions 2007); Emmanuel Publio Dias (ESPM; Young Lions).

Dia 23/3 – o dia todo; na Y&R; todas as categorias, apenas para mulheres. Profissionais do mercado avaliarão e orientarão portfólios, ao vivo, na sede da agência em SP e por vídeo conferência.