O furacão Matthew, que atinge a Flórida, nos Estados Unidos, nesta semana, causou o cancelamento do Festival of Media Latam, que aconteceria de 5 a 7 de outubro em Miami. O Festival enviou um comunicado aos participantes e à imprensa para informar que, por conta das condições climáticas, o evento não vai mais acontecer neste ano. 

“Para dar segurança aos delegados, clientes e sócios, por conta da magnitude do furacão, significa que não nos deixa outra opção que cancelar o evento. O Festival de Media fez o possível para o evento seguir adiante, mas, infelizmente, nós fomos golpeados pela Mãe Natureza”, disse o comunicado.

De acordo com Charlie Crowe,  chairman e editor-chefe da C Squared, empresa responsável pelo festival, a medida foi necessária e parte do time estava em lágrimas pelo cancelamento. “Nós tivemos de cancelar por causa da segurança de nossa equipe, mas também da indústria que nós servimos. Hoje (quarta) de manhã nós percebemos que o havia uma grande chance de o furacão atingir Miami. Seria muito egoísta manter o evento. Nós percebemos que não era segura continuar”, declarou.

Sobre os prejuízos financeiros causados pelo cancelamento, o executivo não quis falar em valores. “Não estamos pensando no dinheiro, estamos pensando na segurança”, disse. A equipe da C Squred era formada por cerca de 30 pessoas.  

O júri continuou reunido até o fim do dia e julgou os trabalhos que estavam no shortlist. Os premiados devem ser divulgados no site do evento nesta quinta-feira (6). “A impressão que eu tenho é que o Brasil está acompanhando a média dos outros países e dos outros anos. Não acho que tem uma surpresa nem positiva nem negativa”, contou Marcelo Tripoli, CCO da REF+T, que compôs o júri. 

Assim que o festival foi cancelado, muitos participantes correram para tentar trocar as passagens de volta edeixar Miami. Foi o caso de Rafael Davini, VP de ad sales da ESPN Brasil, que estava na cidade desde o início da semana para reuniões de trabalho. “De fato, o evento foi prejudicado porque muitas pessoas que estavam vindo não conseguiram vir. É uma pena o cancelamento. A gente acaba perdendo o networking, é como o que acontece em Cannes, tem sempre uma conversa produtiva”, falou.  

Atualizada à 20h20.