Alê Oliveira

Os brasileiros que se destacaram no 47º Fiap (Festival Ibero Americano de la Publicidad) receberam, na manhã desta quarta-feira (31), os troféus pelas conquistas anunciadas em maio, na Cidade do México. A cerimônia de entrega foi realizada na ESPM e contou com a presença do diretor geral do Fiap, Daniel Marcet, que adiantou: no próximo ano, o festival volta para Buenos Aires, onde deverá permanecer pelos próximos cinco anos.

Marcet comentou ainda algumas mudanças no Fiap 2016, que este ano apresentou novas categorias e uma boa repercussão no meio, segundo ele. “Estamos tentando inovar e voltar a ter um festival diferente dos que já existem. O modelo de festival é o mesmo em todos, mesmas categorias e formato. Temos a intenção de voltar a ser únicos no meio. Tiramos categorias tradicionais, e colocamos novas, como premiar o melhor conceito. Sempre o que acontece nos festivais é o destaque ficar com o GP de televisão, que é uma coisa importante. Mas ser premiado como o melhor conceito de um festival tem muito mais força”, disse Marcet. “Ano que vem vocês terão algo totalmente diferente”, adiantou.

A 47ª edição do Fiap destacou 12 empresas do país, entre agências, produtoras e a Miami AdSchool/ESPM, pela quinta vez eleita Escola do Ano da região ibero-americana. Foram premiadas as agências Africa, AlmapBBDO, Ampfy, Cheil, Dentsu, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Leo Burnett Tailor Made, Momentum e WMcCann, além da produtora Fat Bastards. Além disso, a J. Walter Thompson venceu a Maratona Jovenes Creativos, concorrendo contra representantes do México, Chile, Porto Rico e Colômbia, com o trabalho sobre o tema “Em Países Emergentes…Mulheres Emergentes”, da dupla Júlia Velo e Marcelo Monzillo.

Alê Oliveira

O Brasil foi o mais premiado desta edição do festival, tendo conquistado 1 Copa Ibero América, 2 Gran Sol, 11 Ouros, 27 Pratas e 13 Bronzes. Os brasileiros estiveram em grande número também no júri, que contou com Álvaro Rodrigues, Fernando Carvalho, da Fat Bastards, Filipe Cuvero, da Dentsu Brasil, Marcelo Nogueira, da AlmapBBDO, Paulo Senna, da Wunderman, Margo Takeda, da A10, Glen Valente, do SBT, Gê Rocha, do Grupo Newcomm, Allan Barros, da Revolution, e Domenico Massareto, da id.

A Editora Referência, que edita o jornal PROPMARK, é a representante oficial do Fiap no Brasil. Para Armando Ferrentini, presidente da editora, o festival vem mostrando, ao longo dos anos, a evolução do mercado regional. “A Editora Referência representa o Fiap já há alguns anos, temos grande orgulho em representar esse trabalho. O Fiap é uma verdadeira integração dos países ibero-americanos e que tem mostrado para todos nós a nossa força na comunicação publicitária. Há uma correlação de avanço da nossa criatividade, do nosso produto publicitário, em relação ao resto do mundo”, comentou Ferrentini. 

[GALLERY=145, TYPE=simple]