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Lançado com a proposta de estimular as agências e os anunciantes a pensarem o jornal como um veículo multiplataforma, que acessa diferentes audiências em diversos momentos, o Prêmio Desafio Estadão Cannes anuncia sua segunda edição, que novamente escolherá as melhores campanhas integradas e levará os seus criadores – agências e anunciantes – ao Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade 2016. O Estadão é o representante oficial do evento no Brasil.

Uma das novidades da segunda edição do prêmio é a inclusão da palavra “Cannes” no nome. “Essa mudança mostra a nossa preocupação de colocar o festival em pauta e de valorizar também o prêmio”, revela o executivo. Outra mudança foi em relação à mecânica de avaliação dos trabalhos. As campanhas precisam ter sido veiculadas no período entre 1º de março deste ano e 31 de março do ano que vem. “Além disso, para ser inscrita, a campanha precisa ter sido veiculada em duas plataformas do Grupo Estado, sendo uma delas o jornal”, conta ele.

A nova edição premiará os profissionais de criação e de mídia das agências e dos anunciantes que criarem aquelas consideradas pelo júri as melhores campanhas publicitárias nas categorias Mercado Imobiliário, Varejo, Indústria, Serviços e Branded Content, que tenham sido veiculadas em pelo menos duas plataformas Estadão, sendo uma delas a versão impressa, além de eleger o profissional de Mídia do Ano. Ao todo, serão distribuídas 16 viagens a Cannes, que incluem passagem aérea, hospedagem e inscrição no festival para os vencedores.

De acordo com Flavio Pestana, diretor-executivo comercial do Estadão, o prêmio tem a ambição de reunir as melhores campanhas do mercado brasileiro. “E foi por essa razão que criamos a maior premiação da publicidade brasileira em número de contemplados e no valor de cada prêmio”, conta. “Ficamos satisfeitos com os resultados da primeira edição, mas achamos que nós e o mercado podemos ir além. Essa é a razão de esse não ser um prêmio qualquer, mas, sim, um desafio”, complementa.

Jurados
A edição de 2016 terá 13 jurados, sendo 11 do mercado publicitário. A banca de avaliação será composta por Adrian Ferguson (VP de mídia da DM9DDB), Eduardo Lellis (head de mídia da Mood), Flavio de Pauw (diretor de serviços a clientes da AlmapBBDO), Felipe Luchi (CCO da LewLaraTBWA), Guilherme Jahara (CCO da F.biz), Hugo Rodrigues (presidente da Publicis Brasil e da Publicis Salles Chemistri), Joanna Monteiro (CCO da FCB Brasil), Luiz Fernando Vieira (sócio e VP de mídia da Africa), Paulo Gregoraci (vice-chairman e COO da WMcCann), Rafael Urenha (CCO da DPZ&T), Rui Branquinho (VP de criação da Y&R), Catia Luz (editora de negócios e economia do Estadão) e Ricardo Grinbaum (editor de negócios e economia do Estadão).

“Nós procuramos pessoas com uma reputação no mercado, que tenham experiência de outros júris”, diz Flavio Pestana. As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de novembro no site e poderão ser feitas pelas agências até o dia 1º de abril de 2016. A votação das peças será realizada a partir do dia 4 de abril até o dia 3 de maio de 2016, quando será a votação final, com a presença de todos os jurados, e anunciadas as campanhas vencedoras.

Na mesma ocasião também será revelado o Mídia do Ano. O Estadão será responsável pela indicação de três profissionais de mídia em atuação de destaque no mercado nacional para concorrerem ao título. A escolha final, a realizar-se de 1 a 31 de março de 2016, por meio do site, será feita pelos profissionais de mídia. Em 2015, Flavio de Pauw, diretor de serviços a clientes da AlmapBBDO, foi o eleito o Profissional de Mídia do Ano.

Campanha
A FCB Brasil será a agência responsável pela criação da campanha que divulga a segunda edição do Prêmio Desafio Estadão Cannes. As primeiras peças poderão ser vistas nos principais veículos de comunicação do mercado publicitário a partir da próxima semana.