Criada em 2003 em homenagem ao responsável pela grandiosidade do Cannes Lions tal qual o mercado o conhece hoje, a Roger Hatchuel Academy deu início a mais uma edição para escolher os 40 jovens que vão para o festival aprender com alguns dos maiores nomes da publicidade mundial. Trata-se de um programa educativo com objetivo de formar uma nova geração de profissionais na indústria da criatividade mundial. 

A oportunidade é aberta a estudantes não apenas do curso de publicidade e propaganda, mas de disciplinas de comunicação, design, tech e administração de mais de 30 países.

O projeto conta com a parceria do Google Creative Campus, e este ano tem, no Brasil, o patrocínio do Estadão – representante oficial do Cannes Lions. O jornal reuniu um grupo de jurados em uma seletiva que chegou a três nomes de diferentes universidades, para que apenas um seja escolhido e enviado ao festival, em junho próximo.

A escolha final será feita entre os próximos dias 14 e 30 de março por um júri formado por Josy Paul, chairman e CCO da BBDO India; Nadja Bellan-White, CCO da EMEA e sócia-executiva do The Ogilvy Group; Derek Walker, sócio da Owner, Brown & Browner Advertising; Shannie Mears, cofundadora e head of Talent da The Elephant Room; Noor Azhar Mohamed, Education Advisor da Singapore Polytechnic; Liz Levy, diretora de criação executiva da Complex; Adrianne Smith, fundadora do coletivo Cannes Can: Diversity Collective; Maksimilian Kallhed, diretor da The Pop Up Agency; e Abraham Asefaw, fundador da The Pop Up Agency.

Dos 40 eleitos, 30 são patrocinados pelos representantes locais do festival, como o Estadão, e dez ganharão bolsas do Google Creative Campus. O briefing deste ano tem como tema central a diversidade. No Brasil, escolheram os três finalistas – com base em indicações feitas por universidades nacionais – um time composto por mulheres: Carolina Markowicz, diretora da YourMama Films; Clélia Salgado, coordenadora de estratégias e parcerias do Estadão; Laura Esteves, diretora de criação da Young & Rubicam; Laura Florence, executive creative director da Havas Health & You; e Rafaela Mascaro, designer da Adyen.

O Brasil envia estudantes ao programa desde 2003. No ano passado, a escolhida foi Caroline Volpato Teixeira, da ESPM Sul. Até a edição de 2018, a ESPM promovia um concurso interno para escolher o aluno a ser enviado. Em alguns poucos anos, houve participação de outras instituições educacionais. Este foi o primeiro ano em que Cannes pediu que cada representante mundial sugerisse três nomes, para que a escolha final seja feita por júri global.