O secretário geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon veio ao Cannes Lions pedir ajuda aos principais “mad men” do mundo para ajudar a divulgar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Pela primeira vez na história foram reunidos no palco do festival  Yannick Bolloré, Chairman e Chief Executive Officer, Havas, Michael I. Roth, Chairman e CEO of Interpublic, Sir Martin Sorrell, CEO do WPP, John Wren, CEO do grupo Omnicom e Maurice Levy, CEO do grupo Publicis – no tradicional CANNES DEBATE. A Dentsu também está no projeto mas não pôde comparecer ao debate. Tadashi Ishii, CEO do Dentsu, enviou um vídeo para demonstrar seu apoio.

Marian Brannelly/Divulgação

“Não estou pedindo caridade, pois os nossos objetivos dizem respeito a todos vocês”, disse Ban Ki-moon.

Cada grupo escolheu um tema para explorar mais profundamente em ações diversas que incluem, naturalmente, o envolvimento de seus clientes. A Publicis escolheu Aquecimento Global (Climate change), a IPG questões ligadas à Água ao redor do planeta, a Omnicom escolheu Educação, a Publicis ficou com as questões em torno da Comida (escassez, desperdício etc) e o WPP explorará Diversidade de Gêneros.

Martin Sorrell lembrou que o movimento começou no ano passado com a participação de Al Gore no Cannes Lions e convocou outros grupos de agências para se unirem ao movimento e abraçarem a questão dos refugiados. Contou também que os Young Lions estão envolvidos em desenvolver campanhas sobre cinco dos objetivos sustentáveis e haverá uma premiação específica para eles nesta edição do Cannes Lions.

Sobre a decisão da Inglaterra de deixar a União Européia, Sorrell lamentou o isolamento como uma tragédia.