Veja como foi o desempenho brasileiro no ADC Awards

Festival também elegeu Apple como anunciante do ano e teve BBDO como protagonista

As empresas de tecnologia estão dando as cartas nos grandes festivais criativos mundo afora. Depois de o Google ser reconhecido como anunciante do ano em Cannes deste ano, agora é a vez da Apple ganhar a mesma honraria ao ser eleita pelo ADC Awards, em Nova York, durante cerimônia na noite desta segunda-feira (7).

A premiação que reconhece os trabalhos mais disruptivos do mundo em quesitos como design, craft e inovação elegeu a BBDO Worldwide como “Rede do Ano” e a BBDO de Nova York como “Agência do Ano”. A AlmapBBDO também teve bom desempenho e ficou com o título de "Agência Brasileira do Ano". A premiação é feita com base no número de cubos de ouro e méritos que cada concorrente recebe. A AlmapBBDO somou dez prêmios (três cubos de Ouro) e sua "irmã" norte-americana, 30 prêmios (cinco de Ouro).

 

Comprovando o bom desempenho da Apple como anunciante do ano, a produtora Furlined de Santa Monica (Califórnia) ficou com o ADC Black Cube for Best of Show pela campanha “Barbers”. O trabalho tem como pano de fundo as barbearias familiares antigas de bairros periféricos dos Estados Unidos.

Com humor e irreverência, o vídeo apresenta o novo recurso de “retrato” do iPhone7 Plus. O trabalho também ganhou como “Best of Discipline”; um Ouro na categoria “Motion”; um Ouro em Film Craft e três Méritos em “Advertising”.

 Brasilidade

Os países da Ibero-América abriram sua participação no ADC Awards com o pé direito. A AlmapBBDO de São Paulo teve o melhor desempenho entre as concorrentes latinas na noite. Como resultado, conquistou o título de agência brasileira do ano na competição. Essa é a primeira vez que o reconhecimento é concedido para a concorrente que mais pontuou entre os Top 10 países de cada região. Argentina, Colômbia, México e Espanha também foram premiadas. No total, a região da Ibero-América fechou a premiação com 12 cubos e 11 méritos.

"Nosferatu", criado pela AlmapBBDO para Getty Images, somou o maior número de prêmios, fechando seu bom desempenho em festivais internacionais, como Cannes e El Ojo, no ano passado. A Punch Áudio foi responsável pelo sound design e pós-produção de som. O case conquistou o prêmio de “Melhor Disciplina” na categoria “Interactive”, dois Cubos de Ouro em “Advertising” - um em “Art Direction, Poster Advertising, Campaign"", e o outro em “Integrated, Campaign. Também levou dois “Méritos” em Interactive.

A agência de Luiz Sanches também ganhou um Cubo de Prata para a rádio Kiss FM com a campanha “The Book of Rock” na categoria “Advertising, Direct, Art Direction", além de um Cubo de Bronze para a Alpargatas pelo case “Made of Brazilian Summer” em “Advertising, Art Direction, Press/Print Advertising – Campaign”.  

Mais brasileiros se destacaram na premiação. A R/GA conquistou para a campanha de lançamento do banco digital next, do Bradesco, um Cubo de Prata em "Apps/Services", um Bronze em "Branding" e um Bronze em "Art Direction", além de um mérito em "Craft in Online". Já a F/Nazca Saatchi & Saatchi, inscrita em parceria com a Vetor Zero e Lobo São Paulo ganhou um “Mérito” pela campanha “Everything in Black and White” para Leica na categoria “Craft in Motion/ Film”. No total, o Brasil fechou o ADC Awards com 15 prêmios: Ouro (3); Prata (4); Bronze (3) e Mérito (5). Os Estados Unidos lideraram a disputa global com 239 prêmios.

“O ADC Awards começou com força progressiva em 1920 como a primeira organização criativa para comerciais baseada em atributos ligados a arte, e é uma honra poder continuar esse legado com todos esses trabalhos maravilhosos premiados nesta noite”, disse Kevin Swanepoel, CEO do The One Club for Creativity. A entidade é organizadora do ADC Awards e The One Show, ambos acontecem durante a Semana da Criatividade (7 a 11 de maio), em Nova York.

Confira a lista das principais honrarias no ADC Awards. Todos os vencedores podem ser conferidos em http://www.adcawards.org

● Anunciante do ano – Apple

●Network do Ano — BBDO Worldwide

● Agência de Propaganda do ano — BBDO Nova York

● Agência Boutique do ano — Åkestam Holst, Estocolmo, Suécia

● Escritório de Design do ano — The New York Times Magazine, Nova York

● Escritório Boutique de Design do ano — Magpie Studio, Londres

● Produtora do ano — Furlined, Santa Monica

Leia mais

“Criação deve refletir a cultura de cada país”

Brasil tem 70 finalistas no prêmio One Show de Nova York
AlmapBBDO lidera ranking de finalistas latinos no ADC Awards

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações