Alê Oliveira

O presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), Orlando Marques, visitou nesta terça-feira (10) a redação do propmark. O executivo conversou com os jornalistas da redação e falou sobre vários pontos de importância que estão sendo discutidos no mercado atualmente. 

Um dos temas abordados foi a necessidade de os representantes do mercado publicitário despertarem para a integração entre as mídias analógicas e digitais, inclusive comentando que é preciso repensar certas práticas do mercado e do próprio Cenp, responsável pela regulamentação das relações entre anunciantes, agências e veículos. “Tem coisas no Cenp que precisam ser atualizadas. De alguma maneira contemplar o mundo digital. Tem que modernizar o Cenp. Não pode ficar falando só do tradicional se o mundo mudou. Nossa atividade está num momento de rever conceitos. Rever jeitos de se relacionar com os clientes. Rever jeitos de cobrar pelo trabalho. Continuamos muito dependentes da comissão de mídia”, disse. 

Marques também comentou sobre o movimento das grandes produtoras que lutam para acabar com a cobrança de comissões exigidas por agências de publicidade às produtoras de vídeo e som contratadas para as campanhas, prática conhecida como BV de produtora. “Isso vai acabar. Essas coisas de acertos por fora ou debaixo dos panos leva ao que estamos vendo no sistema Petrobras, leva à corrupção. E as agências também querem mudar. Apenas duas ou três das grandes agências é que se mostraram contra”, comentou, sem citar o nome das empresas que apresentaram resistência ao fim do BV de produtora.