Thomas: revistas terão grandes oportunidades se participarem mais efetivamente em Cannes

 

Tradicionalmente a maior em inscrições do Cannes Lions, a área de Press começa a gerar preocupação aos organizadores do evento. De acordo com Philip Thomas, CEO do festival internacional de criatividade, a divisão é a que apresenta a maior queda entre todas as 17 que integram a competição. As informações são da Campaign, veículo inglês especializado em publicidade.

Em participação no Re_Invented, evento britânico promovido pela PPA (Professional Publishers Association) – entidade voltada ao meio editorial, sobretudo de revistas –, Thomas destacou que Press Lions recebeu 12% a menos de inscrições para esta edição, em comparação com 2013 – o que representa aproximadamente cinco mil trabalhos. No ano passado, a área já havia recebido volume 6% menor.

Thomas alertou que o movimento de desaceleração está sendo comum para as mídias tradicionais, indicando que esse volume de investimento parece estar migrando para as novas mídias. Em sua análise, ele diz que Film Lions deve apresentar queda de 9% e Radio Lions, 10%. Porém, Cyber evoluiu 39% em relação ao ano anterior, Branded Content & Entertainment cresceu 22% e Mobile, 13%.

Aproximação

Aproveitando sua presença em um evento com os principais líderes do setor de revistas do Reino Unido, Thomas destacou sua percepção sobre uma baixa participação do meio e de seus representantes nos últimos anos, mas que o convite para sua participação em um evento voltado para essa indústria indica uma provável virada nesse comportamento. “Temos em Cannes os líderes de diferentes empresas de mídia, como de jornais, TV e companhias digitais. Porém, tem sido notória a ausência das revistas. Acredito que finalmente, mesmo de forma tardia, a indústria das revistas despertou para o fato de que Cannes carrega uma série de boas oportunidades para ela”.

Também de acordo com o site da Campaign, que também participou do Re_Invented, outra parte preocupada com o andamento do Press Lions é Rémi Babinet, fundador e líder da francesa BETC e que, este ano, preside o júri em questão. Em e-mail para os demais jurados, Babinet destacou: “As pessoas dizem que o impresso está morto e que tudo está se movendo para o online. Mas o impresso ainda é o lugar onde podemos executar as ideias mais criativas. É nosso trabalho ajudar a mídia impressa a se manter viva”. O júri de Press Lions deste ano também conta com a presença do brasileiro Marcelo Reis, sócio e vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made.

O balanço completo com as inscrições do Cannes Lions deve ser divulgado pela organização na próxima semana. O festival acontece entre 15 e 21 de junho, na Riviera Francesa. A equipe do propmark estará in loco para a cobertura completa do evento.