O mercado de marketing começa 2018 de olho nas oportunidades para os próximos 12 meses. Para ajudar no planejamento dos negócios, a Kantar Millward Brown divulga as Previsões Digital & Mídia para 2018 pelo 10º ano consecutivo. As previsões indicam que o novo ano será desafiador para o mercado levando em consideração as diversas transformações nas abordagens para dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI de marketing.

“Neste ano, veremos mais transformações no cenário Digital que contribuirão fortemente para todo o ecossistema de mídia, portanto os anunciantes devem buscar entender suas atividades de marketing holisticamente”, explica Maura Coracini, head de Mídia&Digital da Kantar Millward Brown.

Oito previsões fazem parte da lista divulgada pela Kantar Millward Brown. Confira:

1. Produção de Conteúdo

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Tendência já anunciada nos anos anteriores, a produção de conteúdo veio para ficar e deve ganhar ainda mais força nas estratégias. As marcas começarão a buscar não apenas novas formas, como ainda mais inspiração para continuar contando suas histórias. Ou seja: irá muito além da veiculação de anúncios e campanhas publicitárias, permitindo, inclusive, a flexibilidade de formatos e mídias.

 2. Brand Entertainment

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Se antes o brand entertainment era explorado apenas por grandes diretores e celebridades, a partir de agora passa a ser um território explorado pelas marcas, com filmes de curta e longa metragem patrocinados por elas. Isso vai permitir novas experiências e conexões com os consumidores.

3. Assistentes de voz

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O controle de voz trará novas oportunidades para o mercado de marketing. As pessoas estão mais abertas a receber publicidade pelo assistente de voz. No entanto, para evitar rejeição, as agências precisam permitir que os usários controlem quando desejam interagir com as marcas por meio de seus dispositivos inteligentes.

4. Walled gardens

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Esse ambiente que controla o acesso dos usuários aos conteúdos e serviços da web, chamados walled gardens ou plataformas fechadas, terão um papel ainda mais forte em 2018. Isso porque elas conseguem cobrir targets específicos e ter audiências validadas. Entretanto, é preciso que os anunciantes continuem influenciando a discussão com maior transparência da entrega nessas plataformas.

 5. Inteligência Artificial

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As tecnologias de inteligência artificial farão, cada vez mais, parte do dia a dia de quem trabalha com marketing, englobando o planejamento até a execução de campanhas. É possível depender menos de “gurus” do marketing para gerar resultados

6. Plataformas de streaming over the top (OTT)

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A combinação da popularização das plataformas de streaming com o comportamento do consumidor para gerar estratégias eficientes serão o grande desafio. Será preciso criar diferentes formatos de vídeos e elaborar táticas diferenciadas para campanhas em diferentes telas.

7. CrossMedia

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As marcas passam a avaliar com profundidade os investimentos em publicidade online e off-line como um todo. O digital, assim, passa a ser parte do todo, e não mais a maior responsável pelo sucesso. 

8. ROI de Mídia

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O ROI de Mídia desse ano terá como objetivo comprovar o impacto de uma jornada interativa, rápida e que combinará a criação de conteúdo com a mídia, sem excluir anúncios e compra de espaço publicitário. Será importante entender não apenas de vendas, mas sobre o resultado do impacto disso nas marcas.