Alê Oliveira

A relevância do momento atual do mercado de comunicação foi o ponto em comum destacado pelos profissionais que participaram da palestra que abriu a segunda edição do Fórum ESPM de Comunicação, nesta quarta-feira (21), no campus São Paulo da escola. Com o tema “Desafios para a gestão da comunicação” o debate foi moderado pelo publicitário e diretor-geral da graduação da ESPM SP, Luiz Fernando Garcia.

Quem abriu o painel foi Fábio Brito, VP de atendimento da Leo Burnett Tailor Made, que contou a experiência que teve, ainda na WMcCann, no desenvolvimento da comunicação da Latam, empresa aérea que surgiu da união da brasileira TAM e da chilena LAN, e depois com o desenvolvimento do produto Galaxy Surfboard Samsung, já na Leo Burnett Tailor Made.

Em comum, os cases mostram o quanto a comunicação está longe do que era feito no passado. Segundo o profissional, as mudanças do mercado fazem o modelo atual de agência estar sempre no modo beta.”Não existe momento mais f… para estar neste negócio do que agora”, fala.

Camila Costa, CEO da ID, concorda que o presente é histórico para a comunicação. A executiva destacou que as agências, como ID, que nasceram com DNA digital agora estão com o desafio de cumprir o always on, já que as chamadas tradicionais foram atrás de aprender o digital. “A gente está em um momento de fazer uma nova história, mas é testando que vamos achar o caminho”, diz.

O primeiro debate do dia ainda teve apresentação de Daniel Conte, general manager da Vice Brasi, que manteve o mesmo tom de discurso. “Vocês fazem parte de uma geração que vai assumir o melhor momento da comunicação no mundo. O ecossistema é muito complexo”, afirma se dirigindo ao público formado principalmente por alunos da graduação da ESPM.