O mercado publicitário europeu online dobrou de tamanho nos últimos cinco anos, segundo estudo do IAB Europe. De acordo com dados da instituição, que representa empresas do segmento no continente, a publicidade digital movimentou 30,7 bilhões de euros em 2014, um crescimento de 11,6% em relação ao ano anterior.

O estudo, que contempla 27 países, revela ainda que, sem a contribuição do online, o mercado publicitário da Europa teria registrado uma queda de 1,6% no período. Para o IAB Europe, os resultados refletem diretamente o investimento em novos formatos e estratégias e ações baseados em dados.

Os segmentos mobile e vídeos, por exemplo, continuam apresentando curva ascendente e já representam uma participação considerável no formato de publicidade em displays online. O mobile tem 17,7% desse nicho, com crescimento de 72,5% no ano passado em comparação a 2013, e vídeos online já absorvem 15,1% dos investimentos.

“O crescimento de mobile e vídeo é reflexo do investimento e da inovação da indústria da publicidade online para atender as necessidades dos anunciantes, e não apenas uma reação das mudanças nas tendências de consumo”, afirma Eleni Marouli, analista sênior responsável pelo estudo.

Com informações do Warc.com