Bola da vez no mercado publicitário, o investimento em mídia programática nos Estados Unidos vai alcançar US$ 10 bilhões em 2014, com um crescimento de 137, 1% e representando 45% do mercado de display digital, de acordo com novo estudo do eMarketer.

A estimativa foi feita pelo eMarketer analisando dados de dezenas de entrevistas com executivos de mais de 50 agências, anunciantes, veículos, empresas de mídia e de tecnologia. 2014 tem sido o ano de maior expansão da publicidade programática e o instituto avalia que esse crescimento continuará assim como o avanço do mobile e vídeos publicitários.

A avaliação do eMarketer é que o investimento em mídia programática aumente 47,9% no próximo ano e dobre em 2016, atingindo US$ 20,41 bilhões ou 63% do total do investido em display digital nos Estados Unidos. “2014 tem sido um ano crucial para o progresso da infraestrutura e vemos que a publicidade programática vai explodir entre 2015 e 2016”, disse Lauren Fisher, analista do eMarketer.

Assim como a publicidade digital, a maior parte do crescimento vem do canal mobile. Este ano, o mobile vai receber 44,1% do investimento em mídia programática nos Estados Unidos, somando US$ 4,44 bilhões. A projeção é que o mobile ultrapasse o destktop no próximo ano, pegando 56,2% do total investido em mídia programática. Essa tendência é consistente e se mantém com a expansão do mobile, reforça o eMarketer.