TARIK KIZILKAYA/iStock

Os vídeos são ferramentas cada vez mais importantes para a comunicação contemporânea. Prova disso é a pesquisa Video Viewers 2018, feita pela Provokers e encomendada pelo Youtube. O estudo foi divulgado na última quarta-feira, 19, durante evento em São Paulo.

Segundo a pesquisa, o consumo médio de vídeo online no Brasil é de 19 horas semanais, um crescimento de 135% na comparação com 2014. Neste contexto, o Youtube é o favorito da audiência: 44% dos entrevistados disseram preferir o site do Google. Na sequência, aparecem Netflix (22%) e WhatsApp (12%). Já a TV tradicional surge em quarto lugar, com 8% da preferência.

Dados importantes para as marcas

Se a sua empresa aposta na comunicação com o uso de vídeos, é preciso atenção para alguns pontos. Por exemplo: seu conteúdo é pensado para smartphones? Segundo a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram preferir o dispositivo para assistir a este tipo de conteúdo.

Além disso, se você não cria vídeos para o Youtube enaltecendo características da sua mercadoria, saiba que oito em cada dez pessoas consultam vídeos sobre um produto antes de comprá-lo.

TV

De acordo com o estudo, a maior parte (80%) dos entrevistados procura na internet conteúdos que não estão disponíveis na TV, enquanto 47% buscam conteúdos que não puderam assistir no horário de exibição da grade televisiva e 27% buscam aprofundar assuntos que viram em programas da TV.

A expectativa de crescimento da TV por assinatura no Brasil continua baixa: entre os 43% dos entrevistados que afirmaram não assinar o serviço, 74% disseram não ter intenção de contratar TV paga no futuro.

O Youtube também revelou quais marcas são exemplos de conversões em anúncios. Saiba aqui.