A Ticket acaba de mudar sua logomarca e assumir um novo posicionamento: “benefícios que multiplicam”. A preocupação com o aumento de benefícios e o maior foco na saúde e no bem-estar são prioridades para a empresa. O mercado de benefícios no qual atua a Ticket, tradicional empresa com 40 anos de mercado, vem passando por grandes transformações, acompanhando as mudanças da própria sociedade, hoje mais preocupada com a qualidade do tempo, da vida, e de suas relações. Nessa entrevista, Renato Fonseca, gerente de comunicação e marketing da Ticket, comenta as mudanças tanto na empresa quanto no segmento.

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Agregar novos serviços é uma necessidade e tendência do segmento?

Sim. Em um mercado comoditizado, buscamos a diferenciação através de serviços de valor agregado. Ou seja, produtos e soluções que ajudem nossos clientes a multiplicar seus benefícios, incluindo a saúde de seus colaboradores. Mais do que isso, buscamos multiplicar valor em toda a cadeia, que envolve empresas, empregados e comerciantes.

Como ficou o mercado de benefício alimentação em termos de importância no mundo atual?

Mudou desde a criação do PAT. O acesso a uma refeição de qualidade continua sendo uma necessidade latente, mas hoje vemos um aumento no índice de obesidade da população brasileira – de acordo com “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% das pessoas adultas do país.

Buscando ajudar nossos clientes nesta batalha contra a obesidade e o sedentarismo, a Ticket lançou o Ticket FIT. É uma plataforma de saudabilidade que incentiva uma alimentação mais balanceada e engaja os empregados à pratica de exercícios. Também promove desafios no formato de gamification, pelo qual as empresas estipulam metas e ações, premiando ou reconhecendo os empregados que mais se destacaram em cada ação.

Para as empresas, uma novidade é a disponibilização de um painel gerencial com indicadores importantes como IMC de seus colaboradores e identificação de indivíduos ou grupos com doenças crônicas que demandam mais atenção, além da própria utilização da plataforma como um canal de comunicação direta com seus colaboradores. O Ticket Fit ainda disponibiliza cupons de descontos em restaurantes com propostas de cardápio saudáveis e lojas de artigos esportivos, entre muitos outros. Mais do que um simples aplicativo, introduzimos um ecossistema de saudabilidade e engajamento.

Que serviços se tornaram mais importantes ao longo dos últimos anos?

Serviços relacionados à melhoria de saúde e bem estar. E neste sentido, não basta mais oferecer o benefício de alimentação, precisamos e devemos ajudar na conscientização de nossos clientes sobre a importância da prática de exercícios e de uma alimentação balanceada.

Outra linha muito importante é a de reeducação financeira, pois em momentos de crise, sem a devida orientação, percebemos o aumento do endividamento da população em geral. Neste sentido, a Ticket possui soluções de adiantamento salarial, como o Ticket Plus que, junto com orientações de uso deste recurso, auxilia em momentos emergenciais aos colaboradores das empresas clientes, evitando desta forma a tomada de empréstimos a juros altos, e de problemas com o caixa por adiantamentos e vales não programados.

O Ticket Conecte é outra importante iniciativa de multiplicação de benefícios a todos os nossos clientes. (Empresas, empregados e comerciantes). Para as empresas é um benefício a mais, aumentando o poder de compra de seus colaboradores. Para o empregado, é uma forma de garantir que seu benefício chegue ao final do mês. Atualmente, a média de uso do benefício gira em torno de 16 dias. Para os comerciantes é uma plataforma de publicidade em tempo real, que aumenta o giro em seus restaurantes e possibilita a fidelização de clientes.

Em um mundo com tanto empreendedorismo, startups, menos busca pelo ambiente corporativo, como as empresas como a Ticket podem  se adaptar e não perder negócios e mercado?

Adaptando nossos produtos a este público. Um exemplo desta adaptação é a nossa parceria com a Samsung e a Gemalto, pela qual embarcaremos em breve nosso voucher no Samsung Pay, possibilitando que nossos clientes realizem pagamentos sem o cartão físico em qualquer POS pela Tecnologia MST (proprietária da Samsung)

Quais as principais mudanças nesse segmento no mundo e no Brasil, e como se encontra este setor por aqui atualmente? Sofrendo com a crise? Se transformando? Caminhando em que direção?

O segmento no Brasil caminha para uma mudança importante, que contempla a nova postura dos empregados. Por exemplo, na década de 80, a palavra que melhor expressava o segmento era a lealdade. Trabalho era dever. Tínhamos que vestir a camisa e fazer carreira nas empresas. Já nos anos 90, a empregabiliade se destacava. O pensamento coletivo era de “cada um por si”, pois se tratava de uma relação de trabalho. A partir dos anos 2000, a relação ganha-ganha foi fortalecida. Buscamos autonomia, participação em projetos. A vida e o tempo se tornam mais importantes. Em uma sociedade mais preocupada com a qualidade do tempo, da vida, e de suas relações, o mercado de benefícios precisa acompanhar esta mudança de pensamento, ou então fica para trás.

 Quem são, ainda, os maiores usuários de ticket refeição no país?

A Ticket tem grande penetração em grandes empresas dos segmentos financeiro, público e de serviços. Mas há dois anos a Ticket vem trabalhando fortemente no mercado de PMEs. Queremos mudar a percepção de que somos uma empresa para grandes clientes apenas. Somos uma empresa preparada para atender, com a mesma qualidade, a grandes e pequenos. De clientes com 10 mil funcionários a clientes com apenas 1 funcionário.

O que a empresa vem fazendo em marketing/publicidade?

Temos investido em relacionamento através de eventos para empresas dos mais diversos portes. Saímos de 15 eventos em 2016 para 89 em 2017. Lançamos no CONARH nossa nova marca, novo posicionamento e soluções, descritas acima, que agregam muito mais valor aos nossos clientes. Soluções que multiplicam saúde, vantagens, benefícios. Estamos investindo fortemente em mídias digitais e OOH para comunicar este novo posicionamento. Em breve lançaremos nosso novo Portal muito mais otimizado e segmentado para facilitar as consultas de nossos clientes e prospects.