Na terceira edição do Marca Mais, ranking elaborado pelo Estadão em parceria com a Troiano Branding, marcas foram escolhidas em 30 categorias do mercado como as que geram maior envolvimento emocional com os consumidores. Sadia, Samsung, Nike, Chevrolet, Itaú, Telecine, Visa, Skol, Americanas, Gol, Apple, MRV, O Boticário, Fernando de Noronha, Net, CVC, Brastemp, Johnson&Johnson, Casas Bahia, C&A, Amil, Caixa Econômica, Veja, McDonald’s, Coca-Cola, Porto Seguro, Carrefour, Vivo e PUC-SP são líderes em suas categorias.

Confira a lista completa: 

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

SADIA

NESTLÉ

PERDIGÃO

 

APARELHOS CELULARES E TABLETS

SAMSUNG

APPLE

MOTOROLA

 

APARELHOS TV E VÍDEO

SAMSUNG

LG

SONY

 

ARTIGOS ESPORTIVOS

NIKE

ADIDAS

MIZUNO

 

AUTOMÓVEIS

CHEVROLET

HONDA/VOLKSWAGEN

HYUNDAY/FORD

 

BANCOS

ITAÚ UNIBANCO

BRADESCO

CAIXA ECONÔMICA

 

CANAIS DE TV POR ASSINATURA

TELECINE

DISCOVERY CHANNEL

HBO

 

CARTÕES

VISA

MASTERCARD

VISA ELECTRON

 

CERVEJAS

SKOL

BRAHMA

ITAIPAVA

 

COMÉRCIO ON-LINE

AMERICANAS

SUBMARINO

MAGAZINE LUIZA

 

COMPANHIAS AÉREAS

GOL

LATAM

AMERICAN AIRLINES

 

COMPUTADORES

APPLE

SAMSUNG

DELL

 

CONSTRUTORAS

MRV

CAMARGO CORRÊA

GAFISA

 

COSMÉTICOS

O BOTICÁRIO

NATURA

MARY KAY

 

DESTINOS TURÍSTICOS

FERNANDO DE NORONHA

FORTALEZA/STA CATARINA

NATAL

 

EMPRESAS DE TV POR ASSINATURA

NET

SKY

CLARO

 

EMPRESAS DE VIAGEM

CVC

DECOLAR

TRIVAGO

 

FABRICANTES DE ELETRODOMÉSTICOS

BRASTEMP

ELETROLUX

CONSUL/PHILIPS

 

HIGIENE PESSOAL

JOHNSON&JOHNSON

DOVE

COLGATE

 

LOJAS DE ELETRO-DOMÉSTICOS E MÓVEIS

CASAS BAHIA

AMERICANAS/MAGAZINE LUIZA

PONTO FRIO

LOJAS DE ROUPAS

C&A

RENNER

RIACHUELO

 

PLANOS SAÚDE

AMIL

BRADESCO SEG

SULAMERICA

 

POUPANÇA

CAIXA ECONÔMICA

BRADESCO

BANCO DO BRASIL

 

PRODUTOS DE LIMPEZA

VEJA

OMO

YPÊ

 

REDE DE FAST FOOD

MCDONALD’S

BURGER KING

HABIB’S

 

REFRIGERANTES

COCA COLA

GUARANÁ ANTARCTICA

FANTA

 

SEGURADORAS

PORTO SEGURO

BRADESCO SEGUROS

ITAÚ SEGUROS

 

SUPERMERCADOS

CARREFOUR

EXTRA

WALMART

 

OPERADORAS TELEFONIA E INTERNET

VIVO

NET

TIM

 

UNIVERSIDADES PARTICULARES

PUC – SP

MACKENZIE

ANHEMBI

“A riqueza de informações contida no Marcas Mais traz insumos importantes para entender como se dá e quais as tendências da relação entre marcas e público consumidor. É mais do que a lembrança da marca. É o entendimento do que faz algumas empresas se manterem cada vez mais engajadas com seus clientes, superando as dificuldades naturais de uma economia recessiva”, explica Ernesto Bernardes, diretor de projetos especiais do Estadão.

Foram entrevistados 11.500 brasileiros de todo o país, das classes A, B e C, com representantes dos dois sexos e de variadas faixas etárias. Os indicadores de avaliação utilizados foram: níveis de conhecimento da marca; padrão de preferência que demonstram em adquiri-la; grau de rejeição que a marca evoca; nível de associação da marca a três atributos-chave da categoria de negócios a que ela pertence.

A partir disso, as marcas de produtos e serviços com maior envolvimento dos consumidores foram identificadas e classificadas em cinco níveis. A combinação desses patamares posicionou cada marca no ranking.