Estudo foi realizado pela Consumoteca

O Diário Gaúcho, do Grupo RBS, apresentou nesta quarta-feira (10) em Porto Alegre a pesquisa “Hoje Eu Posso”, um material exclusivo encomendado à Consumoteca que revelou as mudanças e as transformações socioeconômicas que impactaram os consumidores no Rio Grande do Sul, em comparação à realidade de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

A apresentação aconteceu durante o evento Papo de Especialistas, que contou com a participação de profissionais especializados nos hábitos de consumo da nova classe média.

Diferentemente do Rio e São Paulo, redes sociais (62%) e jornais (61%) são os meios mais comuns para esses consumidores se manterem informados no sul. As diferenças regionais devem ser levadas em consideração na formulação da estratégia de marketing e mídia.

“Um dos principais pontos que a pesquisa ressaltou foi o potencial de consumo. A classe C de Porto Alegre tem uma renda média praticamente igual a de São Paulo e Rio de Janeiro, mas o custo de vida nestas cidades do sudeste é maior. Isso faz com que os gaúchos tenham uma sobra financeira maior para investir em itens que não são as necessidades básicas”,  ressaltou Bruno Maletta, responsável pelo estudo.

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho, agosto e setembro deste ano, com moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana, das classes B2 e C, entre 18 e 55 anos. Os dados gerados foram cruzados com pesquisas realizadas sobre a classe C do eixo Rio-São Paulo para identificar as semelhanças e diferenças entre comportamento da nova classe média gaúcha com a nova classe média do sudeste do país.

O evento Papo de Especialistas contou com a participação do presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, do vice-presidente de Jornais, Rádios e Digital Grupo RBS, Eduardo Smith, e dos palestrantes Bruno Maletta, sócio-diretor da Consumoteca, e Hugo Rodrigues, COO e CCO  da Publicis Brasil.